Pular para o conteúdo

RURAL: Conheça a História do Sindicato Rural de Lavras do Sul

Compartilhe

Pavilhão de Remates do Sindicato Rural - FOTO: Charles Lopes / Divulgação / SR Lavras do Sul
A Associação Rural de Lavras do Sul foi fundada em 27 de novembro de 1936, por iniciativa um grupo de ruralistas da região. 
Segundo o site do Sindicato Rural: Em 29 de janeiro de 1952 começam as tratativas para aquisição de um imóvel para construção do parque de exposições, a escolha recaiu na área de 10 braças de sesmaria do Sr. Aristeu Barbosa, localizada no entroncamento da estrada Lavras - Ibaré, no corredor que faz ligação da mesma estrada com a rodovia estadual que liga Lavras do Sul a Caçapava do Sul. No ano de 1959 foi feito esboço de como seria o novo parque. O Sr. Aldo Abascal foi o encarregado a comprar mourões que fossem necessários para a construção do novo parque e a contratação de aramador. No ano de 1962 foi instalada a balança para pesar gado, por iniciativa dos senhores Aldo Abascal, Milton Leite e René Leal. Por proposição do senhor Aldo Abascal foi dado o nome ao parque de Olavo de Almeida Macedo.
Em cinco de novembro de 1966, foi realizada assembléia geral para votação da transformação da associação em sindicato. Passando a partir de então a funcionar como Sindicato Rural de Lavras do Sul, investido nas funções e prerrogativas de sindicato dos empregadores rurais. No ano de 2000, na gestão do senhor Fernando Adauto Loureiro de Souza a Exposição Feira passou a chamar-se Expolavras, reunindo agropecuária, comércio, indústria e entretenimento.
Prestigiada por todos as entidades de classe, clubes, escolas, representações de classe, do povo, do comércio, constituindo-se verdadeiro patrimônio da Comunidade lavrense.
Entre 2017 e 2020, o Sindicato Rural será presidido pelo Sr. José Antônio Fabrício de Souza. Sua sede localiza-se na Rua Dr. Pires Porto, 240, no centro; telefone: (55) 3282.1020; e-mail: srural@farrapo.com.br.
Facebook do Sindicato Rural de Lavras do Sul: clique aqui.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *