Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

terça-feira, 24 de agosto de 2021

GEOGRAFIA HUMANA: Corede Campanha

O Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Campanha foi criado em 1992, com sete municípios integrantes Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.  Localiza-se na Faixa de Fronteira do Brasil (150 km do lado do Brasil). De um lado, há restrições para investimentos, colocados pela legislação brasileira apresenta; do outro lado, podem haver oportunidades de integração.

A integração fronteiriça no arco sul da Fronteira Brasileira geram as cidades-gêmeas  (exemplo, neste Corede, de Aceguá-Brasil e Acegua-Uruguay). Ocorreu no Corede, entre 2000 e 2010, um pequeno crescimento populacional, abaixo da média estadual, consequência de uma economia de pouca industrialização, mas com potencialidades na agropecuária (cultura do arroz e a criação de bovinos de leite e de corte). A região tem baixa densidade populacional e uma rede urbana dispersa, com seus municípios apresentando extensos territórios. 

No ano de 2010, o COREDE possuía uma população de 216.269 habitantes (78% de população urbana e 22% na zona rural). Bagé, com 117.794 habitantes, é o principal centro da região e o município mais populoso, seguido de Dom Pedrito, com 38.806 habitantes, e Caçapava do Sul, com 33.690 habitantes. Segundo a FAMURS (2009), a área do Corede Campanha é de 18.240,85 km². Os municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul são de pequeno porte, com menos de mil habitantes; Lavras do Sul é o mais antigo município emancipado (completará 140 anos em 2022). Os demais municípios citados neste parágrafo de emancipação recente. 

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA CAMPANHA 

Aceguá

A 65 km de Bagé, faz Fronteira com o Uruguai, tendo um free-shop  no lado uruguaio (Acegua). A partir dos anos 1970, o município de Aceguá recebeu forte migração de produtores de arroz vindos do norte gaúchos e de origem europeia. Destaca-se na criação de cavalos Puro Sangue Inglês, com condições necessárias a partir do cultivo de pastagens artificiais.

Bagé

Reconhecido mundialmente com o detentor de uma das melhores carnes produzidas no mundo, tem grande destaque na pecuária, além de uma crescente produção de vinhos. Possui um amplo comércio, recebendo investimentos de grandes redes de varejo nos últimos anos. É um dos vinte maiores municípios gaúchos em população, além de polo cultural e educacional. 

Caçapava da Sul 

Um dos mais antigos municípios gaúchos, Caçapava do Sul tem na produção de calcário uma de suas maiores riquezas, suprindo mais de 80% da demanda do mineral no Rio Grande do Sul. Caçapava também é conhecida pelo seu potencial turístico e sua geodiversidade (Turismo ligado à Geografia), com diversas belezas naturais e culturais (Pedra do Segredo, Cascata do Salso, Guaritas, Minas do Camaquã, Forte Dom Pedro e outros). A olivicultura (cultura dos olivais e produção de azeite de oliva) é uma das atividades de maior ascensão no momento. 

Candiota

O município de Candiota é um significativo gerador de empregos na região. As bases econômicas são extração de carvão e geração de energia. Do ponto de vista histórico, sediou a Batalha do Seival durante a Guerra dos Farrapos. Atividades como a vitivinicultura, produção de leite e cerâmica fazem o município crescer economicamente. 

Dom Pedrito

É o município de maior superfície do COREDE, com mais de 5 mil quilômetros quadrados. Destaca-se na pecuária, produção de arroz, soja, ovinos e na vitivinicultura. A taxa de urbanização é de 92%, a mais alta entre os sete municípios

Hulha Negra

Com cerca de seis mil habitantes, Hulha Negra tem como principal atividade econômica a produção de bovinos de corte, gado leiteiro e arroz. Também são desenvolvidas as produção de melão, tomate e reflorestamento. Seu principal evento é a Festa do Colono, realizada anualmente em meados de agosto.

Lavras do Sul  

Único município gaúcho com origem na extração mineral e do ouro, tem na pecuária (bovinos e ovinos) a principal atividade econômica. Destacam-se ainda a produção de arroz e soja, o comércio e o turismo. Dono de um vasto patrimônio natural e cultural, Lavras do Sul realiza um carnaval de referência no interior gaúcho. Ainda apresenta a Praia do Paredão, um dos maiores balneários da região, atraindo visitantes de diversos lugares na temporada de veraneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Facebook