Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

quarta-feira, 12 de maio de 2021

RURAL: Características dos rebanhos pecuários em Lavras do Sul


Remate de gado na ExpoLavras de 2013

Bovinos (bois, vacas, touros)

Lavras do Sul possui um dos mais importantes rebanhos gaúchos de gado bovino. Em 2006, eram mais de 330 000 cabeças de gado, distribuídas em grandes propriedades, onde tipos característicos como o peão de estância, realizam as lidas do gado (conduções dos animais de um ponto a outro das fazendas e estâncias).

O destino do gado é a agroindústria. Diversos fazendeiros da região negociam os animais através de constantes remates (leilões), realizados pelas empresas Abascal e Borges Remates, Clínica Veterinária e Parceria Remates, e organizados no Sindicato Rural de Lavras do Sul (saída para São Gabriel).

Na alimentação, diversas partes do boi são utilizadas nos churrascos, desde as tradicionais, até algumas consideradas bastante exóticas, como rim e coração.

Ovinos (ovelhas)

Lavras do Sul possui um dos maiores rebanhos de gado ovino do Estado e do País. Com muita tradição na criação do animal, há um forte aproveitamento da lã e do couro, para a confecção dos tapetes típicos (chamados de pelegos). Empresas como a Tecelagem Lavrense produzem peças artesanais de vestuário para o inverno, já expostas em grandes feiras como a Expointer, em Esteio. A lã passa por processos de coloração e transformação em belas peças como mantas, boinas, cachecóis, casacos e palas. A carne é bastante apreciada e saborosa, e é indispensável em qualquer churrasco realizado no Município.

A raça Corriedale, originária da Nova Zelândia, é uma das mais encontradas nas estâncias e fazendas. A densidade de ovinos (número de cabeças por km²) é superior a 50 (IBGE, 1977).

Com seis edições já realizadas no Parque de Exposições do Sindicato Rural (a primeira em 2013 e a próxima prevista para 2021, em dezembro), a Ovinofest é uma vitrine da carne e derivados de ovelha e cordeiro.

Bubalinos (búfalos)

A criação de búfalos em Lavras foi uma das que cresceram de forma mais significativa nos últimos 15 anos, com o surgimento de fazendas para sua criação.

Equinos (cavalos)

É um elemento fundamental do tradicionalismo e dos habitantes locais, sobretudo para deslocamento dos peões (inclusive na zona urbana) e para a lida do gado. Podemos avistar diversos cavalos soltos na zona urbana. Na zona rural, praticamente todas as fazenda possuem pelo menos um cavalo. A tradição de montagem (manejo do animal) passa de geração para geração. Utiliza-se o cavalo, ainda, para transporte por meio de carroças e charretes. A criação e tradição de Cavalos Crioulos para eventos esportivos da raça é outro destaque, com cabanas especializadas (Macanudo, Don Marcelino, São Crispim e outras).

Aves (galos, galinhas, codornas, frangos, pintos, perus, patos, marrecos)

Bastante utilizadas como animais domésticos, estes animais atendem às necessidades das famílias do interior do município e nos quintais de diversas residências da zona urbana, fornecendo ovos e carne para o consumo local.

Suínos (porcos), cabras, asnos, mulas e coelhos

A criação destes animais em Lavras não é muito significativa, encontrando-se dentro de algumas fazendas, na maioria das vezes apenas para subsistência (consumo próprio). A carne de porco é utilizada para a fabricação de linguiças artesanais, distribuídas em algumas fazendas, açougues e restaurantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Facebook