Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

domingo, 2 de maio de 2021

LUGARES: Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos pontos principais de Lavras do Sul, de referência no centro da cidade e podendo ser visto de diversos pontos da cidade, devido à sua imponência. Situa-se entre as ruas Santo Antônio, Padre Antonio da Costa, Cel. Meza e Rua Dr. Pires Porto, junto ao Clube Comercial e à Praça Licínio Cardoso, caracterizando-se no coração da cidade.

A construção da Igreja Matriz de Santo Antônio teve início em 1914, no tempo em que o pároco era o Padre Antonio Martins D'Oliveira. As obras foram realizadas pelo Engenheiro Viterbo de Carvalho, concluídas em 1917. 

Em 1918, recebeu sua primeira pintura. A inauguração oficial ocorreu em fevereiro de 1919. Sua arquitetura neogótica, com elementos formais da época, faz da igreja uma construção típica do século 20. Os vidros da construção seguem preservados, assim como os ornamentos inspirados em anjos. Possui uma torre de 25 metros de altura, sendo uma das estruturas mais elevadas do Município. A torre apresenta as iniciais S.A. (Santo Antônio).

Foi uma obra comunitária, com a ajuda da população para a construção, angariando fundos. A maior parte da madeira utilizada para a construção foi trazida das matas da propriedade do Visconde do Serro Formoso. Uma das tradições orais locais dão conta de que o subsolo da Igreja há uma jazida de ouro, com alicerces formados por filões (rochas dentro de rachaduras) de ouro.

FONTE: Olhares da Minha Terra, de Gujo Teixeira, 2013, página 128.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Facebook