Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

domingo, 2 de maio de 2021

HISTÓRIA: Como surgiu o nome Lavras do Sul

De acordo com textos disponíveis na Casa de Cultura José Néri da Silveira (que também foram publicados na página da entidade no Facebook), descobrimos que:

"Quanto ao nome do município, duas fontes opinam de formas diferentes mas plausíveis, que o nome do município tenha a seguinte origem: uma considera, como viável, que o nome tenha derivado de um antigo povoado missioneiro que tinha a denominação de "Santo Antônio, o Novo", conforme antes nos referimos, site na proximidades do Ibaré e tende-se que tenha chegado aos nossos dias com a denominação "Santo Antônio  das Lavras".

E também: 

"Outra fonte, é de opinião que o nome do município tenha ocorrido do seguinte: escolheram Santo Antônio para o Padroeiro da povoação, que passa a chamar-se "Santo Antônio das Lavras", nome dado em homenagem ao cidadão Antônio Fernandes Lobo, um dos homens que maiores serviços prestou à localidade, ligando este nome à forma pela qual era extraído, na época. o ouro em abundância nos córregos e arroios - ouro de aluvião - Lavras do Ouro.".


Santo Antônio faz parte da formação histórica e da cultura de Lavras do Sul. Na foto, do acervo da Casa de Cultura José Néri da Silveira, parte interna da Igreja Matriz de Santo Antônio, na primeira metade do século XX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Facebook