Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

quinta-feira, 13 de maio de 2021

EVENTOS: Calendário básico de eventos de Lavras do Sul

EVENTOS DE LAVRAS DO SUL AO LONGO DO ANO


MÊS
PRINCIPAIS EVENTOS
JANEIRO
* Escolha da Corte do Carnaval
FEVEREIRO
* Torneio Interblocos
* Carnaval
MARÇO
ABRIL
* Remate Alianza Del Pastizal
MAIO
* Ourodança
* Aniversário do Município
* Rodeio Municipal
* Dia da Solidariedade
* Dia do Desafio
JUNHO
* Feira do Livro
* Semana Municipal do Meio Ambiente
* Noite Lavrense de Poesia e Seresta
* Procissão e Festa de Santo Antônio
* Festas Juninas, quermesses nas escolas
JULHO
* Seminário O Pampa e o Gado
* Torneio de Blocos de Inverno (no Ginásio Municipal)
AGOSTO
SETEMBRO
* Desfile Cívico de 7 de Setembro
* Semana Farroupilha
* Semana Farroupilha do Ibaré
OUTUBRO
* Feira de Terneiros de Primavera
NOVEMBRO
* ExpoLavras
DEZEMBRO
* Festas de final de ano das escolas lavrenses
* Ovinofest
* Feira Lavrense de Artesanato, Indústria e Comércio (FELAIC)


ATENÇÃO: Este não é o calendário oficial de eventos do Município. Para maiores informações, consulte a SECTICCE ou a Câmara de Vereadores. Esta tabela foi produzida para fins meramente ilustrativos.

Ao longo do ano, Lavras do Sul realiza os mais diversos eventos para todas as áreas, gostos e idades. Vamos conferir alguns dos principais eventos que acontecem na cidade. 

Por conta da pandemia do Covid-19, os eventos presenciais foram suspensos. Torcemos muito para o fim deste triste fato, para que a comunidade lavrense possa voltar a se divertir e se reunir com as festas e eventos que movimentam o Município.

# Escolha da Corte do Carnaval

Os principais Blocos de Carnaval de Lavras do Sul concorrem com seus representantes para a Corte Municipal Oficial, em quatro categorias: Rainha Adulta, Rainha Infantil, Rei Momo Adulto e Rei Momo Infantil. Realizado no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.

# Torneio Interblocos

Realizado no final de semana anterior ao Carnaval, nas canchas de areia do Camping Municipal Zeferino Teixeira (Praia do Paredão), é uma disputada competição entre times de futebol de areia formados por representantes dos blocos carnavalescos lavrenses.

# Carnaval

Maior evento lavrense, enraizado na cultura local e que também recebe turistas de toda a região. São mais de 20 blocos fazendo a alegria dos foliões, além os eventos nas sedes, bailes e desfiles.

# Remate Alianza Del Pastizal

Organizado todos os anos pela entidade Alianza del Pastizal em parceria com o Sindicato Rural, apresenta e comercializa exemplares bovinos criados em fazendas caracterizadas pelo campo nativo. Evento atrai pecuaristas de todo o Conesul.

# Ourodança

Grupos de Dança de Lavras do Sul e de outras cidades animam e empolgam o público com suas apresentações, no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira. Organização do grupo Vem Dançar.

# Aniversário do Município

Sempre comemorado em 9 de maio, tem diversas atrações programadas. Em 2022, o município completará 140 anos.

# Rodeio Municipal

Alusivo ao Aniversário de Lavras do Sul, realizado na Associação Tradicionalista José Benito Chiappetta.

# Dia do Desafio

Evento realizado em vários países para incentivo da população à prática de atividades físicas. Sempre ocorre na última quarta-feira do mês de maio. Atividades acontecem geralmente na Praça das Bandeiras.

# Feira do Livro

Evento que disponibiliza aos lavrenses a venda de livros, palestras e sessões de autógrafos.

# Semana Municipal do Meio Ambiente

Série de eventos que objetivam despertar a conscientização ambiental na comunidade e município.

# Noite Lavrense de Poesia e Seresta

Evento baseado na poesia e na música executada por talentos locais, promovendo atividade baseada nas antigas serestas e serenatas. Em 2017, foi realizada durante a Feira do Livro, no salão do Clube Comercial.

# Procissão e Festa de Santo Antônio

Padroeiro Municipal, Santo Antônio é celebrado, sempre em 13 de junho, com uma procissão que sai da Igreja Matriz até o Santuário, próximo à Praia do Paredão. Após, é realizada a tradicional quermesse.

# Festas Juninas, quermesses nas escolas

Com início em junho e muitas vezes se estendendo até julho, as quermesses escolares atraem a comunidade com muitos quitutes, apresentações e animação. Cada escola tem a sua e abrem seus eventos à comunidade.

# Seminário O Pampa e o Gado

Evento que reúne grandes nomes do agronegócio e da Pecuária do Rio Grande do Sul, debatendo a pecuária de campo nativo e assuntos referentes ao Bioma Pampa. Vários nomes renomados da área e também o atual senador Lasier Martins e o ex-governador Tarso Genro já passaram pelo evento.

# Torneio de Blocos de Inverno (no Ginásio Municipal)

Evento iniciado em 2017, é uma versão do tradicional Torneio Interblocos adaptada para o inverno, no Ginásio Municipal.

# Desfile Cívico de 7 de Setembro

Todas as escolas de Lavras do Sul desfilam no Centro da cidade objetivando a celebração do Dia da Pátria.

# Semana Farroupilha / Semana Farroupilha do Ibaré

Em setembro, Lavras do Sul celebra as tradições gaúchas com muita animação. A primeira etapa dos festejos farroupilhas do Município ocorre na Praça das Bandeiras, na Sede Municipal. A segunda, no Centro Comunitário do Ibaré (Segundo Distrito), após as celebrações da Sede. Em ambas festas, acontecem provas campeiras, shows, o tradicional desfile e muita alegria dos tradicionalistas. Lavras do Sul comemora o evento com pelo menos 25 piquetes tradicionalistas (PTG’s).

# Feira de Terneiros de Primavera

Realizada em duas etapas (outubro e novembro) é referência para os pecuaristas que fazem seus negócios em Lavras do Sul.

# ExpoLavras

Reúne Agronegócio e Cultura para seus visitantes. Organizada pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, ocorre sempre na Primavera e leva grande público ao Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo.

# Festas de final de ano das escolas lavrenses

Para celebrar o final do ano letivo, as escolas realizam confraternizações, eventos, formaturas e apresentações artísticas. É a certeza do dever cumprido após mais um ano de atividades.

# Ovinofest

Realizado pela primeira vez em 2013, o evento mostra as potencialidades da ovinocultura e da carne de cordeiro no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Facebook