APÓS À PANDEMIA, VISITE LAVRAS DO SUL E O PAMPA GAÚCHO. CONHEÇA NOSSAS POTENCIALIDADES E CULTURA. Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio ///// No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar. Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo estatísticas do IBGE, são cerca de 7,4 mil habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.
Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

Previsão do Tempo

Nossos apoiadores

Nossos apoiadores

08/04/2021

ATUALIDADES: Fatos de fevereiro de 2021 em Lavras do Sul

FONTES DAS IMAGENS (de cima para baixo da colagem): Globo Esporte; Guarany Futebol Clube; HC Produções / Reprodução - Youtube; Murilo de Carvalho Góes.

O fato de maior repercussão foi, sem dúvida, a morte de José Becker, pai dos goleiros Alisson (da Seleção Brasileira e do Liverpool, da Inglaterra) e Muriel (do Fluminense), ambos ex-Internacional, em uma propriedade da família na região do Rincão do Inferno, interior de Lavras do Sul. O episódio ganhou grande comoção regional, nacional e até mundial (com uma homenagem no Twitter da equipe inglesa).

Na área da saúde, um novo decreto do Distanciamento Controlado determinado pelo Governo Estadual, de bandeira preta, com índice altíssimo de contágio ocasionado pela circulação do vírus da Covid-19. Em Lavras do Sul, houve restrições no comércio e na visitação de turistas. O desejo de todos é que este período passe logo para que possamos curtir a vida e aproveitá-la. Para isso, precisamos nos cuidar e seguir todos os protocolos até que toda a população seja vacinada.

E, claro, tivemos notícias boas também, tendo em vista a projeção de nosso município: a ibareense Flaviane Marques Peres, de 18 anos, foi selecionada para jogar na equipe feminina do Guarany de Bagé/João Emilio, de Candiota.

A cultura lavrense está sendo renovada com a reforma da Casa de Cultura José Néri da Silveira, que está sendo promovida, num primeiro momento, da parte interna do local. A ideia é da assessora cultural Nina Boeira.

Na primeira Assembleia do ano do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho – Codepampa -, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, foi escolhido como Presidente da entidade, que visa a integração e desenvolvimento das Regiões da Campanha e Fronteira Oeste.

Ainda em fevereiro, foi anunciada a realização, em Lavras do Sul, entre 2 e 5 de junho, a 33ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos – Fenovinos, a partir da  Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO e Sindicato Rural de Lavras do Sul.

Também, neste mês, o Núcleo de Criadores de Cavalos de Lavras do Sul promoveu o 11º Rodeio Aberto, no Parque do Sindicato Rural. Lavras do Sul também realizou ações sociais, como a ajuda ao Menino Enzo, em brechó realizado na Escola José Bernardo de Medeiros, dentro do Projeto Escola Aberta. Também merece destaque a campanha de arrecadação de fraldas, organizada pelas Voluntárias da Olaria, para as gestantes de bairros da zona urbana lavrense. As atividades ocorreram dentro dos protocolos de prevenção contra o Covid-19.

Desde o início do mês, iniciou-se a obra da ponte sobre o Arroio Camaquã das Lavras, entre as Avenidas Coronel Galvão e Nove de Maio, em que está sendo colocada uma passarela lateral para pedestres.

Neste ano, o Carnaval não pôde ser realizado. No entanto, a Rádio Galocha, do Bloco Vae de Qualquer Jeito (VG), foi feita de um jeito diferente, através de uma live na Internet, no dia 16 de fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Postagens mais visitadas

Vídeo de Apresentação de Lavras do Sul