APÓS À PANDEMIA, VISITE LAVRAS DO SUL E O PAMPA GAÚCHO. CONHEÇA NOSSAS POTENCIALIDADES E CULTURA. Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio ///// No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar. Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo estatísticas do IBGE, são cerca de 7,4 mil habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.
Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

Previsão do Tempo

Nossos apoiadores

Nossos apoiadores

10/09/2020

TURISMO NO PAMPA: Rota do Ouro em Lavras do Sul

A Rota do Ouro é uma empresa de promoção do Turismo Local em Lavras do Sul, aliando diversos segmentos como hotéis, restaurantes, artesãs, gastronomia das agroindústrias, Turismo Rural e circuitos do patrimônio histórico. Venha caminhar também!

Os principais pontos deste roteiro são os seguintes:

  • ·         1. Ruínas Company Mining Gold;
  • ·         2. Casa Geminada Família Souza;
  • ·         3. Centro de Alfabetização;
  • ·         4. Casa de José Chiappetta;
  • ·         5. Igreja Matriz Santo Antônio;
  • ·         6. Casa Ademar Teixeira;
  • ·         7. Acervo da Casa de Cultura José Neri da Silveira;
  • ·         8. Engenho do Paredão;
  • ·         9. Engenho Belga;
  • ·         10. Praça Hermínia Ferreira de Souza.

As ruas em paralelepípedos possuem uma beleza cênica que deve ser preservada como patrimônio cultural, remontam aos primeiros momentos da urbanização e são mais benéficas ao meio ambiente, quando chove, as águas são filtradas pelas pedras, não ocasionando enchentes e ruas alagadas. Quanto mais claras as pedras forem, mais luz pode ser refletida.

Nossa cidade apresenta um belo cenário com ruas de pedras e casas antigas. Ande pela cidade e aprecie os detalhes!

FONTE: Rota do Ouro (Facebook)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Postagens mais visitadas

Vídeo de Apresentação de Lavras do Sul