Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

COMUNICAÇÃO: A influência do Facebook em Lavras do Sul



Criada em fevereiro de 2004 pelo programador e empresário estadunidense Mark Zuckerberg, o Facebook é a rede social mais utilizada na atualidade, com mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo. No Brasil, pelo menos metade da população, que, a partir de estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019, é de 210 milhões de habitantes, tem a sua página nesta rede social.

O Facebook, juntamente com o Twitter, Instagram e Whatsapp, revolucionou a comunicação entre as pessoas. Esta forma contemporânea de busca e interação nas informações tem seus pontos positivos e negativos, mas ainda assim, as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) influenciam a vida dos cidadãos e proporcionam o acesso a praticamente tudo que ocorre no mundo real, através da rede mundial de computadores ou, simplesmente.

No Brasil, o “estouro” do Facebook iniciou no segundo semestre de 2011, e não parou mais. Em todo o Brasil e, mais especificamente, em Lavras do Sul, quem acessava o antigo Orkut (entre 2005 e 2011), primeira rede social a fazer sucesso no Brasil, migrou para o Facebook.  Em 2010, um ano antes, o Facebook já tinha usuários lavrenses e o grupo OSDELAVRAS, o pioneiro a reunir os lavrenses de dentro e fora de Lavras do Sul.

Com a consolidação do Facebook, o Panorama Lavrense passou a atualizar pelo sistema de tempo real, tanto notícias quanto as postagens do blog.

Além do Panorama Lavrense, outras páginas surgiram no Município ao longo da década de 2010, tendo grande representatividade de Lavras do Sul no Facebook:  Cabanha Macanudo, Soprovet, Lavras do Céu, Prefeitura de Lavras do Sul, Sindicato Rural, CTG Marco das Águas, CTG Querência das Lavras, Grupo Vem Dançar, Pepita FM, Companhia de Danças Lavras do Sul, Projeto Fosfato, Grupo dos Relaxados , Folha Lavrense, Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, Vae de Qualquer Jeito, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bloco Vira Lata, Bloco Baita Fogo, entre outras.

Na atualidade, o Facebook ajuda os lavrenses e suas entidades a divulgar os eventos de forma rápida e dinâmica, além de permitir a opinião e expressão dos cidadãos. Apesar de, volta e meia, ocorrerem debates acalorados, o Facebook é uma ferramenta de grande influência nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny