O santo mais popular do Brasil é também Padroeiro de Lavras do Sul (Santo Antônio), celebrado no dia 13 de junho. Há fontes históricas que dizem que desde 1746 já haviam devotos do santo, em alusão à primeira capela construída em nosso solo; existe na Praça Dona Hermínia (Av. Hipólito Souza, um monumento a Santo Antônio, construído na gestão do ex-Prefeito Ítalo Bayard, em 1992. A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas.
O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do santo padroeiro. Na foto ao lado, o monumento em sua homenagem, próximo ao Camping Municipal (Praia do Paredão). O principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final da década de 1910 e passou por sua última reforma em 2012. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade. A Casa Paroquial realiza constantes projetos sociais, catequese e diversos eventos religiosos e beneficentes, além das tradicionais missas, comandadas, na atualidade, pelo Padre Élio.
Nos anos 2000, as igrejas protestantes e evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar cerca de dez igrejas evangélicas protestantes, pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas Testemunhas de Jeová, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular, além da Igreja Adventista. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor. Há ainda comunidades evangélicas para jovens, como a Força Jovem Universal (FJU) e a União da Mocidade da Assembleia de Deus (UMADLS).
O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população frequenta a religião, cujo o principal local é o Centro Espírita Allan Kardec, no centro da cidade. O município possui um dos maiores índices proporcionais de espíritas kardecistas, do RS, segundo informações de pesquisa do IBGE, em matéria publicada no jornal Zero Hora, em 2008. Em 2011, foi fundado o segundo centro espírita da cidade, o Núcleo de Estudos Espíritas Adolfo Bezerra de Menezes. Periodicamente, diversos palestrantes da região e até mesmo de Porto Alegre vem participar dos eventos nas duas casas espíritas da cidade.
Arquivo: Panorama Lavrense (foto demonstrativa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário