Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

sábado, 1 de junho de 2019

REGIÃO: Introdução ao Corede Campanha


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil se divide em 26 Estados e um Distrito Federal. Dentro desta configuração territorial, existem mais de 5.000 municípios, dentro de dezenas de Mesorregiões e Microrregiões.

O Rio Grande do Sul tem, em 2017, 497 municípios distribuídos em 35 microrregiões. Este trabalho será, especialmente, sobre e Região da Campanha, que engloba os municípios de: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Localizada dentro do Bioma Pampa, o vasto complexo de biodiversidade que engloba mais de 750 mil km² entre a Argentina, Uruguai e Brasil (exclusivamente o Rio Grande do Sul), a Campanha Gaúcha é uma das subdivisões deste ecossistema, dando origem a uma região específica com caráter socioeconômico: o Corede Campanha.

Com um ambiente rural bastante forte e enraizado na cultura local, tem na agropecuária a sua principal base econômica. O Corede Campanha foi criado em 1991, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional dos municípios (que apresentam peculiaridades socioeconômicas entre si). É composto atualmente por sete municípios: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Lembrando que o Corede, além de ser uma classificação regional, é uma entidade de desenvolvimento de municípios comuns entre si. O Rio Grande do Sul tem, ao todo, 28 Coredes. 

FONTE: Corede Campanha (Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny