Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil se divide em 26 Estados e um Distrito Federal. Dentro desta configuração territorial, existem mais de 5.000 municípios, dentro de dezenas de Mesorregiões e Microrregiões.
O Rio Grande do Sul tem, em 2017, 497 municípios distribuídos em 35 microrregiões. Este trabalho será, especialmente, sobre e Região da Campanha, que engloba os municípios de: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Localizada dentro do Bioma Pampa, o vasto complexo de biodiversidade que engloba mais de 750 mil km² entre a Argentina, Uruguai e Brasil (exclusivamente o Rio Grande do Sul), a Campanha Gaúcha é uma das subdivisões deste ecossistema, dando origem a uma região específica com caráter socioeconômico: o Corede Campanha.
Com um ambiente rural bastante forte e enraizado na cultura local, tem na agropecuária a sua principal base econômica. O Corede Campanha foi criado em 1991, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional dos municípios (que apresentam peculiaridades socioeconômicas entre si). É composto atualmente por sete municípios: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Lembrando que o Corede, além de ser uma classificação regional, é uma entidade de desenvolvimento de municípios comuns entre si. O Rio Grande do Sul tem, ao todo, 28 Coredes.
FONTE: Corede Campanha (Facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário