Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

BLOCOS CARNAVALESCOS: A origem dos "assaltos" carnavalescos do Grupo dos Relaxados

Segundo a Sra. Adelina Tavares de Carvalho, que é veterana e símbolo do bloco (no qual é participante desde 1957, onde já existiam os “assaltos”). Ela desconhece a data do primeiro “assalto”, mas já era uma tradição do bloco. Os integrantes eram reunidos, saíam, colocavam a canção dos Relaxados em um disquinho, iam nas casas, apenas de membros do bloco, chegavam de surpresa, ficavam na frente da casa e cantavam, outros serviam bebidas, eram recebidos e agradeciam. 

As serenatas eram acompanhadas pelo Sr. Alcino Bueno e pela Sra. Lúcia Gomes, com sua gaita, tocando a Canção dos Relaxados. Outra história contada pela Sra. Adelina foi que os 11 fundadores deveriam ser solteiros; por conseqüência, surgiu, nos anos 1930, o bloco das “Garotas”, formado pelas namoradas dos criadores do blocos.

Os “assaltos” foram interrompidos na metade dos anos 1960. Em 2016, foram retomados, o primeiro na casa do Sr. Arlei (“Fogueteiro”), e o segundo, na casa da Sra. Adelina. 

A Sra. Adelina faz elogios à diretoria atual do bloco, dizendo que o trabalho desenvolvido é organizado e maravilhoso. 

Adaptados à realidade atual, os "assaltos" são avisados com antecedência e momentos antes, é divulgado aos membros o local onde acontecerão. Vale lembrar que o "assalto" é carnavalesco, em sentido figurado, com muita alegria e diversão.

O próximo "assalto" do Grupo dos Relaxados será nesta quinta-feira, dia 24/01, com saída do Clube Comercial às 21h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny