Visitar Lavras do Sul é se surpreender com um jeito peculiar e simples de levar a vida. Muitas vezes se diz que Lavras do Sul é uma grande família, por conta de sua hospitalidade entre os habitantes e para com os visitantes. Apesar de seu tamanho de pequeno porte, possui atrações e eventos que atraem pessoas de diversos lugares e de todos os estilos, em todas as épocas do ano. Conhecendo Lavras do Sul, tu irás te surpreender. ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 00:00:00

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

OVINOFEST: Resumo da edição 2018 do evento

A OVINOFEST 2018 aconteceu e deixou um saldo positivo como último evento oficial do ano para o Sindicato!

No leilão das Carcaças e Jantar tivemos um público de 150 pessoas, 15 produtores participantes no concurso de carcaças e 7 produtores concorrendo a melhor lingüiça produzida com carne ovina. Nas carcaças foram premiados em primeiro lugar na dupla: Mauro Raimundi Ferreira (que também foi a melhor carcaça individual), segundo lugar na dupla Ana Maria Loureiro de Souza Delabary (que também ganhou a segunda melhor carcaça individual) e terceiro lugar na dupla foi Valdo Martins Vieira. Elogiadíssimo o cardápio especial da Carne Ovina ao molho de vinho com polenta cremosa... e o prêmio da melhor lingüiça ovina foi para o produtor Rui Afonso Teixeira! A arrecadação do concurso e leilão de carcaças foi de R$ 14.959,50.

O concurso de borregas movimentou o criatório lavrense que trouxe exemplares das raças IDEAL, CORRIEDALE, ROMNEY MARSH, TEXEL, HAMPSHIRE DOWN, NATURALMENTE COLORIDA e CRIOULA. Foram jurados Sr. Inácio Jacques e Sra. Eluza Andrade. 

No concurso de Churrasco, público de 200 pessoas e tivemos 10 trios assadores que apresentaram carnes com sabores, aromas, temperos e acompanhamentos diversos. Foram premiados como melhor churrasco, em terceiro lugar Gujo, Didi e Leonardo, em segundo lugar o trio do CTG Marco das Águas Feminino e em primeiro lugar o trio do ETERG Caçapava do Sul. A distinção de melhor churrasco sofisticado, com uso de especiarias foi para o Sr. David Farina. E o melhor churrasco pelo voto popular foi também para o CTG Marco das Águas Feminino. Foram jurados os Srs. Nelci Eder, José Fanton e Jorge Munhoz. 

E na feira de ovinos, os lotes que se destacaram foram do Sr. Antônio Clóvis Carvalho com o melhor lote de ovelhas, Sr. Grenio Bibiano Soares com o melhor lote de capões, Sr. Clóvis Macedo Gaudie Ley, com o melhor lote de borregos, Sr. Blau Souza com o melhor lote de borregas, Sr. Emerson Vieira com o melhor lote de cordeiros e Sr. Valdo Vieira com o melhor lote de cordeiras.
Em pista foram 1276 ovinos, com arrecadação de R$ 306.680,00.

O Sindicato Rural agradece a todos que prestigiaram os dois dias do evento, cujo lucro será repartido entre as entidades beneficiadas: Apae e Hospital de Lavras do Sul. Assim que as contas foram fechadas e o lucro for repartido, informaremos aqui no Chasque o valor revertido às entidades.
Agradecimento especial à Àguia Fertilizantes, patrocinadora do evento, e que participa ativamente das atividades em todos os eventos que se faz presente, e agradecimento também a todas as entidades parceiras que empenharam tempo e trabalho na realização da Ovinofest: Acol, Emater, Prefeitura, Secretaria de Agricultura do Estado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Clínica Veterinária e Abascal Remates. E um agradecimento em reconhecimento à Ala Jovem do nosso Sindicato, que vem já há três anos fazendo um belo trabalho no fomento da ovinocultura de Lavras do Sul. 
Nas fotos um pouquinho do evento! 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mariane Penha.
FONTE: Sindicato Rural de Lavras do Sul (Facebook)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!

No Facebook