segunda-feira, 7 de maio de 2018

PAMPA GAÚCHO: A valorização do turismo na região

O turismo é uma atividade muito crescente em várias regiões brasileiras. É um setor da economia que está em alta e gera emprego e renda, além de entretenimento. No Brasil, temos diversos polos turísticos, como Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu, as praias do Nordeste e a Serra Gaúcha. Grande parte das riquezas geradas nessas regiões é originada da atividade turística.

Uma cidade com função turística deve sempre prezar por alguns aspectos: atrativos naturais e culturais, infraestrutura de transportes, alimentação, hospedagem. Também a segurança e a limpeza dos destinos são fundamentais para atrair os turistas e fazê-los retornar.

Existem diversas classificações para denominar o Pampa (Bioma Pampa, Região Turística do Pampa Gaúcho, Região da Campanha). Aqui neste texto vamos utilizar o nome Pampa Gaúcho.

A divulgação também ajuda. Eu, no caso, procuro fazer do Panorama Lavrense (projeto na Internet que desenvolvo há mais de dez anos), uma vitrine da nossa Lavras do Sul e das cidades do entorno, dentro e fora do Município. Lavras do Sul está situada no coração do Pampa Gaúcho e vale a pena conhecer nossas potencialidades (assim como as dos demais municípios, os quais sempre incentivo visitar, como Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Aceguá, Candiota e Hulha Negra, apenas para citar alguns exemplos).

Vale a pena a visitação aos municípios do Pampa, sempre com sustentabilidade. Sempre valorizando a produção da economia local, conhecendo nossa gastronomia, nossa cultura e costumes. Já existem também agências de viagem que organizam excursões para a região, vindas da Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Que tal conhecer a Praia do Paredão em Lavras do Sul? As Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul? O bairro de Santa Tereza, em Bagé? A vinícola de Dom Pedrito? As torres da Usina de Candiota? A Festa do Colono, em Hulha Negra? Os free-shops de Aceguá? São diversos atrativos da região, sem falar na hospitalidade de quem recebe os visitantes.

Lavras do Sul e região estão conscientes de que há muito trabalho a ser feito. Reconhecemos nossas dificuldades, sofremos com o desinteresse de autoridades,  mas mantenhamos a fé e seguimos na luta para que a região do Pampa Gaúcho se torne um polo de grande referência no turismo estadual e nacional.



A Apatur, Associação Pampa Gaúcho de Turismo, promove e realiza o trabalho da divulgação do potencial turístico da região do Pampa.

[caption id="attachment_1935" align="alignnone" width="960"] FOTO: Nathália Mastroiano (Facebook)[/caption]

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!