domingo, 6 de maio de 2018

ESPORTE E LAZER: O futebol em Lavras do Sul

Lavras do Sul, assim como todo o Brasil, é amante do esporte mais popular do mundo.

Segundo pesquisa do site Globoesporte.com, realizada em 2015, Lavras do Sul é considerado, a partir da base populacional e das redes sociais, o município com maior número proporcional de torcedores do Internacional (mais de 42% da população); no entanto, há também uma grande e considerável comunidade de torcedores do Grêmio na cidade, que cresceu nos últimos 20 anos.

Dois jogadores de Lavras do Sul (Carlos Kluwe e Alfeu Cachapuz Batista) fizeram parte do chamado "Rolo Compressor" do Inter, nos anos 1940/50, o que talvez explique a maior quantidade proporcional de torcedores apontada pela pesquisa do site citado anteriormente.

Em 1995, o Grêmio jogou um amistoso em Lavras do Sul, com boa parte dos titulares da época, vencendo no Estádio Municipal Adão Teixeira a seleção lavrense por 3 a 1.

Além de gremistas e colorados, podemos encontrar também, de forma mais recente, alguns torcedores do Corinthians na cidade.

O futebol local teve a realização, nas décadas de 1950 a 1980 e entre 2010 e 2013, do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Nos anos 50 e 60, Lavras do Sul tinha grandes equipes, como o Vasco da Gama, o Cruzeiro e o Grêmio Esportivo Lavrense. Mais recentemente, tivemos o TM Sports, Ughine, Bar do Vitor, Penharol, Vasco, Ibaré, São Sebastião e Taboleiro.

O futsal também tem equipes eficientes na cidade. A Game House, que fez uma pausa em suas atividades em março de 2016, conquistou títulos diversos em torneios realizados no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.

A Sociedade Esportiva Independente atua desde 1985, sem fins lucrativos, promovendo trabalho voluntário e socioeducativo para jovens lavrenses. Conta atualmente com 150 atletas a partir de 6 anos de idade, não cobrando mensalidade e promovendo acolhida a todos (ao todo, mais de 2.000 atletas já passaram pela equipe). Em 2017, realizou a exposição Somos Trinta, em um espaço na Rua João Bulcão, sobre a trajetória e o legado do clube para a sociedade lavrense.

Em 2018, se realiza a Copa Integração de Futsal (séries Prata e Ouro), com várias equipes de Lavras do Sul, incentivando o esporte no Município.



[caption id="attachment_94" align="aligncenter" width="500"] Troféus conquistados pela S.E. Independente ao longo de sua história. Foto: Murilo de Carvalho Góes (2017)[/caption]

TORNEIO INTERBLOCOS

Segundo o professor de Educação Física, Felipe Monteiro, numa entrevista concedida à Pepita FM, em fevereiro de 2009, o Torneio Interblocos pode ser considerada a "Copa do Mundo de Lavras".

Os principais blocos da cidade disputam um movimentado campeonato de Futebol de Areia, que atrai toda a população para o Camping Municipal, sempre no fim-de-semana anterior ao Carnaval. Com alegria, animação, música e até algumas rivalidades, mas tudo com harmonia e um clima pré-carnavalesco, o Interblocos é, sem dúvida, um grande festa do verão lavrense.

O Bloco Vira Lata foi o campeão nos dez primeiros anos de sua realização. Em 2008 e 2009, a vitória foi do Vae de Qualquer Geito (VG). Em 2010, o vencedor foi o Bloco Bloco. Em 2011, novamente o VG; em 2012, o Grupo dos Relaxados; em 2013, 2014 e 2015, o Bloco Baita Fogo; e, em 2016, o Bloco Vira Lata. Na versão feminina do Interblocos, de 2013 a 2015, o VG foi o bloco vencedor; em 2016, as vencedoras foram do Bloco Vira Lata.

Em 2017, no masculino, nova vitória do Baita Fogo. Em 2018, o VG conquistou mais um título. No feminino os vencedores foram: em 2017, o VG e, em 2018, o Bloco Cem Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!