sexta-feira, 4 de maio de 2018

DESTAQUES LAVRENSES: Rádio Escolar da Escola Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Uma das iniciativas mais interessantes da Rede de Ensino de Lavras do Sul foi fundada no dia 20 de maio de 2017, na Escola Municipal Fundamental Dr. Cláudio Teixeira Bulcão, a Rádio Escolar CB.

O objetivo do projeto é a produção de uma rádio que transmite o conhecimento de uma maneira diferenciada, fazendo desenvolver nos alunos a autonomia, a expressão oral, a consciência crítica e participativa, a melhora do relacionamento e a realização da união, da leitura , da troca, da pesquisa e da comunicação, favorecendo a desinibição.

Os alunos pesquisam, elaboram os textos, escolhem os entrevistados e procuram as orientadoras,  diretora Kely Seixas e professoras Ruth Helena Vieira e Lígia Oliveira, para a aprovação da matéria. Após, os alunos fazem os ensaios dos programas, que vão ao ar, quinzenalmente. Em cada programa, são alunos diferentes a participarem.

Na programação,  há informações educativas, avisos da escola, reflexão, poesias, músicas tocadas e cantadas pelos alunos, o quadro “Acerte a pergunta e ganhe um brinde”, com perguntas sobre os conteúdos desenvolvidos em aula e onde os alunos respondem ao vivo  e ganham brindes, além de convidados especiais, que são pessoas atuantes na comunidade e  são entrevistados no programa.

Como a rádio está sendo um sucesso, surgiu uma página chamada RÁDIO CB (criada pelos alunos Gabriel Camacho e Tamires Jardim), no facebook da escola CLÁUDIO TEIXEIRA BULCÃO e tem a finalidade de divulgar os programas que estão sendo realizados na escola. As pessoas que curtirem a  página da RÁDIO CB, concorrerão a brindes que serão sorteados ao vivo, nos programas. O logotipo da rádio foi criado pela aluna Juliana Della Pasqua, e o canal da Rádio CB no Youtube foi criado pelo aluno Joseph de Souza Machado.

A intenção da Rádio CB é que cada vez mais ela transmita assuntos interessantes e que nossos alunos aprendam da maneira expressa no nosso slogan: “Rádio CB – transmitindo conhecimento de maneira diferenciada para você!”.

Abaixo, seguem as pessoas entrevistados nos programas e os assuntos abordados por elas:

  • Prefeito Savio Prestes- Sua vida como radialista e a importância da Rádio Escolar.

  • Vereador Eduardo Luongo – funcionamento do Grupo de Escoteiros Pedra Amarela.

  • Enfermeira Deise D`ávila – Doenças sexualmente transmissíveis.

  • Professora Maria da Graça Rodrigues – As histórias de Lavras do Sul.

  • Professora Marina Contti T. de Souza – Presença dos pais na vida escolar dos filhos e recreio mais divertido.

  • Professora Elisa Pergher dos Santos – Padroeiro de Lavras do Sul : “Santo Antônio”.

  • Sargento Roseli Graffe Vieira – Sua história de vida na Brigada Militar.

  • Sr. Ricardo Machado – História da SER Independente.

  • Sr. Gujo Teixeira – Sua vida como compositor e os 20 anos da música Batendo Água.

  • Sr. Rogério Melo ( dupla César Oliveira e Rogério Melo) – Sua trajetória na vida artística e desenvolvimento do projeto Desafio Farroupilha, da RBS TV.

  • Diretora Kely Seixas – Explanação a respeito do funcionamento escolar, benfeitorias, criação da Rádio CB, projeto Aluno Destaque e demais eventos realizados ao longo do ano de 2017, quando assumiu a direção e mensagem de encerramento do ano letivo.

  • Sr. Murilo Góes – Criação e funcionamento do Blog Panorama Lavrense.

  • Participaram também da Rádio CB:

  • Sr. Dino Nascimento, Sr. Leandro Nascimento (Bageh), Sr. Odone Pereira Pinto, – Músicos Lavrenses

  • Sr. Valdir Pereira – Repentista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!