segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

PAMPA GAÚCHO: Inicio do racionamento de água em Bagé

A partir desta segunda-feira (05/02), o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) implantará o rodízio de abastecimento, atendendo decreto municipal em virtude da estiagem que atinge a região. A cidade será dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia. O Setor 1 (Zona Oeste) será abastecido das 03h às 15h e o setor 2 (Zona Leste) das 15h às 03h.

A medida foi tomada em razão da Barragem da Sanga Rasa estar 4,7m abaixo do nível normal. A Barragem do Piraí, outro reservatório da cidade, está 1,5m aquém da normalidade. Os níveis das barragens estão baixos em razão da estiagem que afeta o município e toda a região da campanha. Segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), no mês de janeiro choveu apenas 50,5 milímetros, 46% da média histórica.

O Daeb solicita a compreensão da população diante desta medida que busca evitar o colapso no abastecimento de água. Desperdícios devem ser evitados, como lavagem de carros e calçadas. A autarquia estará de prontidão para atender a população, esclarecendo dúvidas sobre a escala de rodízio de abastecimento através da Central de Serviços, pelos telefones 115 e 08005102219.

FONTE: Daeb.


Imagem de Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!