VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).

domingo, 17 de dezembro de 2017

NOSSO MUNICÍPIO: Principais eventos de Lavras do Sul ao longo do ano


EVENTOS DE LAVRAS DO SUL AO LONGO DO ANO

# Escolha da Corte do Carnaval

Os principais Blocos de Carnaval de Lavras do Sul concorrem com seus representantes para a Corte Municipal Oficial, em quatro categorias: Rainha Adulta, Rainha Infantil, Rei Momo Adulto e Rei Momo Infantil. Realizado no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.

# Torneio Interblocos

Realizado no final de semana anterior ao Carnaval, nas canchas de areia do Camping Municipal Zeferino Teixeira (Praia do Paredão), é uma disputada competição entre times de futebol de areia formados por representantes dos blocos carnavalescos lavrenses.

# Carnaval

Maior evento lavrense, enraizado na cultura local e que também recebe turistas de toda a região. São mais de 20 blocos fazendo a alegria dos foliões, além os eventos nas sedes, bailes e desfiles.

# Remate Alianza Del Pastizal

Organizado todos os anos pela entidade Alianza del Pastizal em parceria com o Sindicato Rural, apresenta e comercializa exemplares bovinos criados em fazendas caracterizadas pelo campo nativo. Evento atrai pecuaristas de todo o Conesul.

# Ourodança

Grupos de Dança de Lavras do Sul e de outras cidades animam e empolgam o público com suas apresentações, no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira. Organização do grupo Vem Dançar.

# Aniversário do Município

Sempre comemorado em 9 de maio, tem diversas atrações programadas. Em 2018, o município completará 136 anos.

# Rodeio Municipal

Alusivo ao Aniversário de Lavras do Sul, realizado na Associação Tradicionalista José Benito Chiappetta.

# Dia da Solidariedade

Evento beneficente realizado nas escolas de Lavras do Sul que inclui apresentações artísticas.

# Dia do Desafio

Evento realizado em vários países para incentivo da população à prática de atividades físicas. Sempre ocorre na última quarta-feira do mês de maio. Atividades acontecem geralmente na Praça das Bandeiras.

# Feira do Livro

Evento que disponibiliza aos lavrenses a venda de livros, palestras e sessões de autógrafos.

# Semana Municipal do Meio Ambiente

Série de eventos que objetivam despertar a conscientização ambiental na comunidade e município.

# Noite Lavrense de Poesia e Seresta

Evento baseado na poesia e na música executada por talentos locais, promovendo atividade baseada nas antigas serestas e serenatas. Em 2017, foi realizada durante a Feira do Livro, no salão do Clube Comercial.

# Procissão e Festa de Santo Antônio

Padroeiro Municipal, Santo Antônio é celebrado, sempre em 13 de junho, com uma procissão que sai da Igreja Matriz até o Santuário, próximo à Praia do Paredão. Após, é realizada a tradicional quermesse.

# Festas Juninas, quermesses nas escolas

Com início em junho e muitas vezes se estendendo até julho, as quermesses escolares atraem a comunidade com muitos quitutes, apresentações e animação. Cada escola tem a sua e abrem seus eventos à comunidade.

# Seminário O Pampa e o Gado

Evento que reúne grandes nomes do agronegócio e da Pecuária do Rio Grande do Sul, debatendo a pecuária de campo nativo e assuntos referentes ao Bioma Pampa. Vários nomes renomados da área e também o atual senador Lasier Martins e o ex-governador Tarso Genro já passaram pelo evento.

# Torneio de Blocos de Inverno (no Ginásio Municipal)

Evento iniciado em 2017, é uma versão do tradicional Torneio Interblocos adaptada para o inverno, no Ginásio Municipal.

# Desfile Cívico de 7 de Setembro

Todas as escolas de Lavras do Sul desfilam no Centro da cidade objetivando a celebração do Dia da Pátria.

# Semana Farroupilha / Semana Farroupilha do Ibaré

Em setembro, Lavras do Sul celebra as tradições gaúchas com muita animação. A primeira etapa dos festejos farroupilhas do Município ocorre na Praça das Bandeiras, na Sede Municipal. A segunda, no Centro Comunitário do Ibaré (Segundo Distrito), após as celebrações da Sede. Em ambas festas, acontecem provas campeiras, shows, o tradicional desfile e muita alegria dos tradicionalistas. Lavras do Sul comemora o evento com pelo menos 25 piquetes tradicionalistas (PTG’s).

# Feira de Terneiros de Primavera

Realizada em duas etapas (outubro e novembro) é referência para os pecuaristas que fazem seus negócios em Lavras do Sul.

# ExpoLavras

Reúne Agronegócio e Cultura para seus visitantes. Organizada pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul, ocorre sempre na Primavera e leva grande público ao Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo.

# Festas de final de ano das escolas lavrenses

Para celebrar o final do ano letivo, as escolas realizam confraternizações, eventos, formaturas e apresentações artísticas. É a certeza do dever cumprido após mais um ano de atividades.

# Ovinofest

Realizado pela primeira vez em 2013, o evento mostra as potencialidades da ovinocultura e da carne de cordeiro no Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!