sábado, 21 de outubro de 2017

PERSONALIDADES: O legado de João Francisco da Cunha Franco

FOTO: Farrapo

João Francisco da Cunha Franco nasceu em Lavras do Sul em 14 de junho de 1959, e era casado com Helen Franco e tinha três filhos: Eduardo, João e Jady. Ingressou na Academia de Polícia Militar em 1979 e teve passagens em Porto Alegre, onde fez pós-graduação. Durante a ativa, exerceu diversas funções militares, além de integrar a Missão de Paz da ONU em El Salvador.

Foi vereador entre 2005 e 2008 e foi Presidente da Câmara de Lavras do Sul, em 2007. Foram batizados com seu nome a Sala da Presidência da Câmara de Vereador e o Estádio de Futebol Sete de Lavras do Sul, além do auditório do 6º RPMon, na cidade de Bagé.

Vítima de um acidente de trânsito, faleceu em 29 de maio de 2009, aos 49 anos de idade. Foi uma grande personalidade lavrense, que sempre zelava pela segurança e levava o nome do Município em diversas ações.

A ERS-357 tem o seu nome (Rodovia João Francisco da Cunha Franco) e tem 82 km de extensão (61 de asfalto e 21 de chão batido) .

FONTE: Fátima Jovane Nunes (Gazeta de Caçapava)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!