quarta-feira, 25 de outubro de 2017

NOSSO MUNCÍPIO: Religiões em Lavras do Sul


As principais religiões praticadas pelos lavrenses são a Católica, a Evangélica e a Espírita, embora também haja comunidades de Adventstas, Testemunhas de Jeová e outras comunidades religiosas.

Predominantemente católica, a população de Lavras do Sul tem como seu padroeiro Santo Antônio, celebrado em 13 de junho. Há fontes históricas que dizem que desde 1746 já haviam devotos do santo, em alusão à primeira capela construída em nosso solo; foi erguido na Praça Dona Hermínia (Av. Hipólito Souza), um monumento a Santo Antônio, construído na gestão do ex-Prefeito Ítalo Bayard, em 1992. O principal templo religioso da cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi construída em estilo gótico no final do século XVIII e passou por sua última reforma em 2012. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. A Igreja Católica mobiliza grande parte da comunidade. A Casa Paroquial realiza constantes projetos, catequese e diversos eventos religiosos e beneficentes, além das tradicionais missas, comandadas, na atualidade, pelo padre Hélio, de Bagé.

Nos anos 2000, as igrejas protestantes e evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar pelo menos dez igrejas evangélicas protestantes, pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor. As Igrejas evangélicas também realizam trabalho social, como a Força Jovem, da Universal.

O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população frequenta a religião, cujo principal local é o Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK), no centro da cidade. O município possui um dos maiores índices proporcionais de espíritas kardecistas, do RS, segundo informações de pesquisa do IBGE, em matéria publicada no jornal Zero Hora, em 2008. Em 2011, foi fundado o segundo centro espírita da cidade, o Núcleo de Estudos Espíritas Adolfo Bezerra de Menezes. Periodicamente, diversos palestrantes da região e até mesmo de Porto Alegre vem participar dos eventos nas duas casas espíritas da cidade. Da mesma forma que as demais religiões lavrenses, realiza campanhas sociais, como a doação de alimentos e a Campanha do Agasalho.

Composição religiosa da população lavrense (IBGE, 2000):
Católica Apóstólica Romana: 6 635
Evangélica Protestante: 625
Evangélica Pentecostal e Neopentecostal: 937
Testemunha de Jeová: 34
Espiritismo Kardecista: 339
Umbanda: 18
Candomblé: 4
Novas Religiões Orientais: 14
Esoterismo: 6
Sem Religião: 541
Não Determinadas: 5

Composição religiosa simplificada (em % - IBGE, 2000)
Católicos = 81,83%
Evangélicos = 6,42%
Espíritas = 4,17%
Outras = 0,94%
Sem religião ou não determinada = 6,64%


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!