terça-feira, 5 de setembro de 2017

PERSONALIDADES: A trajetória do Gaúcho de Lavras do Sul, Paulo José

[caption id="attachment_22875" align="alignnone" width="5120"] Colagem com fotos da Internet[/caption]

Panorama Lavrense vai trazer agora um histórico de um dos maiores lavrenses de todos os tempos: Paulo José Gómez de Souza (ou simplesmente Paulo José).

Nascido em Lavras do Sul no dia 20 de março de 1937, é ator, roteirista e diretor.

Aos dez anos de idade, foi estudar no Colégio dos Padres Salesianos, em Bagé: no teatro da escola, teve suas primeiras experiências com pantomimas e dramas circenses. Mudou-se com a família para Porto Alegre, onde prestou vestibular para Medicina e, em seguida, para Arquitetura. Ainda na capital gaúcha, iniciou sua carreira no teatro amador. (MEMÓRIA GLOBO, 2013)

No início da década de 1960, Paulo José foi morar em São Paulo e começou a trabalhar com o grupo Teatro de Arena, onde exerceu as funções de ator, contrarregra, assistente de direção, produtor, diretor musical, cenógrafo e figurinista. Estreou em 1961, na peça Testamento de um Cangaceiro, de Chico de Assis. (MEMÓRIA GLOBO, 2013)

No cinema, começou sua carreira em 1965, atuando no filme O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Entre 1965 e 1968, participou de cerca de dez filmes, alguns de extrema importância para o Cinema Novo, como Macunaíma, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos Oliveira. (MEMÓRIA GLOBO, 2013)

Foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas, as atrizes Bel Kutner, Ana Kutner e Clara; com a atriz Beth Caruso, com quem teve um filho, Paulo Caruso; e com Zezé Polessa. (WIKIPÉDIA, 2017).

Tem uma grande carreira no teatro, no cinema e na televisão, onde, na Rede Globo, atuou em 25 novelas, 13 minisséries, 8 seriados e diversos outros programas (lista completa no Memória Globo). As novelas Vamp e Por Amor e a minissérie Incidente em Antares abrangem alguns de seus papéis de destaque na dramaturgia da emissora.

Em sua apreciação sobre a carreira de Paulo José, o crítico Yan Michalski, depois de considerar que ele se destaca mais no cinema e na televisão, embora seu campo preferido seja o teatro, avalia: "Como diretor, seu trabalho caracteriza-se antes de mais nada por uma extrema solidez artesanal, noção de equilíbrio e inteligência na escolha do repertório. Como ator, durante muito tempo deveu parte do seu sucesso pessoal à jovialidade, ao encanto e à simpatia da sua presença em cena. Sua volta ao palco, a partir de 1985, revelou um ator notavelmente amadurecido, perfeccionista, humano, inteligente e claro na transmissão das menores intenções dos respectivos personagens". (MICHALSKI, 1989).



Paulo José no Festival de Gramado, em 2008. Vídeo do Gramado Site.


Atualmente, luta contra o Mal de Parkinson, mas é forte, guerreiro e continua sendo esta grande personalidade que a arte brasileira, o povo e a crítica consagraram. Do brasileiro, tanto do espectador de mídia quanto dos artistas, vai todo o nosso reconhecimento a um dos maiores nomes da dramaturgia nacional em todos os tempos. Sucesso e muita luz ao grande lavrense Paulo José.

REFERÊNCIAS

MEMÓRIA GLOBO. Disponível em: <http://memoriaupgrade.lumis.com.br/perfis/talentos/paulo-jose/trajetoria.htm>. Acesso em 05 de Set. 2017.

MICHALSKI, Yan. Paulo José. In: ___________. PEQUENA Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.

PAULO José. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13465/paulo-jose>. Acesso em: 05 de Set. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

PAULO José. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Jos%C3%A9>. Acesso em: 05 de Set. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Mapa (Google Maps)

FONTE: Google Maps.

Conheça Lavras do Sul!

O município gaúcho de Lavras do Sul está localizado a 324 km a sudoeste de Porto Alegre, entre Caçapava do Sul e Bagé, através de acessos pelas rodovias BR-290, BR-392 e ERS-357. Possui 7 679 habitantes, distribuídos em uma área de 2 600 km² (IBGE, 2010). Emancipado de Caçapava em 9 de maio de 1882, foi o único município gaúcho com origem na mineração do ouro. Possui as denominações carinhosas de "Pepita do Rio Grande" e "Terra do Ouro". Na atualidade, a economia se baseia na pecuária (principalmente bovinos e ovinos), comércio, fruticultura, lãs, indústrias artesanais e turismo. Tem como atrações turísticas principais a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Praça Licinio Cardoso e o Camping Municipal (ou Praia do Paredão). O Carnaval lavrense é um dos maiores do Rio Grande do Sul e do Interior Brasileiro. Além do Carnaval, são realizadas as mais diversas festas e eventos ao longo do ano. Tudo consequência da alegria, da tranquilidade, da hospitalidade e da receptividade do povo lavrense.
A Sede está situada na latitude de 30°48’41”S e longitude 53°54’02” O. São dois os Distritos: o primeiro, Sede, com 1.240 km² aproximadamente; e o segundo, o Ibaré, com 1.360 km² aproximadamente.
A altitude média é de 300 metros acima do nível do mar (oficialmente ela está em 277 metros), mas em vários pontos, chega a 400, 450 metros. Nas regiões do extremo oeste do município, alcança apenas 98 m nas curvas do Rio Santa Maria.
Faz divisa com sete municípios: Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul (norte), São Gabriel (norte e noroeste), Dom Pedrito (oeste, sul e sudoeste), Bagé (sudeste), Caçapava do Sul (leste e nordeste) e São Sepé (nordeste e norte). Até os anos 1980, havia uma pequena divisa com Rosário do Sul, que foi extinta devido a anexações aos municípios de Dom Pedrito e São Gabriel. O perímetro aproximado de divisas de Lavras do Sul é de 380 km. A distância entre os extremos leste-oeste é de cerca de 120 km.
Lavras do Sul está situada a 2.431 km de Brasília, Capital do Brasil, e a 641 km de Montevidéu, Capital do Uruguai. Localiza-se na faixa de fronteira.

SEJAM BEM-VINDOS(AS) AO BLOG INDEPENDENTE DE LAVRAS DO SUL/RS E REGIÃO. VISITEM NOSSA CIDADE E O PAMPA GAÚCHO EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO. TRABALHAMOS DESDE 2007 E LEVAMOS QUALIDADE E CARINHO A ESTA TERRA PELAS ONDAS DA INTERNET. FIQUEM À VONTADE E SIGAM CONOSCO!