Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuária, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador


Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00
blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook
LIVRO DIGITAL DO PANORAMA LAVRENSE
COM OS ASPECTOS DO MUNICÍPIO

LIVRO DIGITAL SOBRE O COREDE CAMPANHA

A Imagem do Dia (18/07/17)

A Imagem do Dia (18/07/17)
Termômetro do centro de Lavras do Sul marca -3°C por volta das 6h de hoje (18/07) - Foto: Fernando Kluwe

terça-feira, 4 de julho de 2017

TURISMO: Texto sobre a história da Barragem do Paredão

A Barragem do Paredão foi construída por engenheiros belgas nos anos anteriores a 1900, numa tentativa de implantar uma turbina para movimentar um moinho. Essa barragem foi por duas vezes destruída por fortes enchentes, e em 1965 recebeu uma reforma. Hoje, é usada para captação de água pela CORSAN e no leito represado do Arroio Camaquã das Lavras forma a Praia do Paredão. Nos seus espelhos de águas calmas, o Arroio é um dos principais afluentes do Rio Camaquã, que desemboca na Lagoa dos Patos. Sua parte anterior à barragem margeia o Camping Zeferino Teixeira.

Conta-se que, quando a Hidráulica foi construída, em 1958, os banhos no Paredão foram proibidos e, sob vigilância severa do “Seu Chico da Hidráulica”, que exercia um rigoroso controle para que a proibição fosse cumprida, alguns rapazes de Lavras passaram a usar a Praia do Bidinho (Edson de Souza Chiappetta) para banho, localizada muitos metros antes da represa.

Somente em 1978, após a construção do Camping Municipal, foram liberados novamente os banhos na Praia do Paredão.

Atualmente funciona junto ao Camping Municipal Zeferino Teixeira e, no verão, é praia de água doce, local de festas e encontros; no inverno é um recanto para pássaros e lontras, despertando o olhar de fotógrafos e ambientalistas.

É um dos lugares mais visitados da cidade, sendo considerado um dos principais atrativos turísticos da cidade. Do local é possível avistar o lugar onde havia as instalações do antigo Engenho do Paredão, bem como as casas do condomìnio Chiappetta, onde também estão as ruínas do Engenho Belga.

No entanto, o que mais atrai os moradores e turistas é a beleza do Arroio Camaquã das Lavras e a facilidade de acesso, já que é um camping dentro da zona urbana do município, dispensando, assim, uma complicada logística para os turistas e nativos na dinâmica entre a cidade e o acampamento.

A barragem é explorada pela CORSAN (Companhia Rio-grandense de Saneamento) e, portanto, é a principal fonte de água para tratamento e distribuição de água potável para a cidade.

Texto retirado da Dissertação de Mestrado de Fernanda Ricalde Teixeira Carvalho.
Fotos de Márcio Delabary.
FONTE: Rota do Ouro (Facebook)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)