Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuária, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador


Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00
blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook
LIVRO DIGITAL DO PANORAMA LAVRENSE
COM OS ASPECTOS DO MUNICÍPIO

LIVRO DIGITAL SOBRE O COREDE CAMPANHA

A Imagem do Dia (18/07/17)

A Imagem do Dia (18/07/17)
Termômetro do centro de Lavras do Sul marca -3°C por volta das 6h de hoje (18/07) - Foto: Fernando Kluwe

quarta-feira, 28 de junho de 2017

LUGARES: Praia do Paredão

A principal área verde do Município é o Camping Municipal Zeferino Teixeira (mais conhecido por Praia do Paredão).  Uma das mais belas atrações do Município, o Balneário da Praia do Paredão (Camping Municipal Zeferino Teixeira) conta com uma estrutura básica para camping, dois bares, canchas de areia para esportes, estacionamento, banheiros, playground e palco para shows (inaugurado em 2011), entre outros serviços. 

As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. Símbolo natural da cidade, atrai muitos turistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, especialmente nos meses de verão. Possui muito verde, areia grossa e fofa, uma ilha de areia e um camping municipal com infraestrutura para o lazer. Há também a taipa, junto à represa do balneário, onde muitas crianças e adolescentes criam coragem e tomam banho, desafiando a profundidade do local.  

Constitui-se de uma barragem construída em função da Companhia Belga de Mineração, que montou uma usina de tratamento de minério, aproveitando a queda d'água para a força necessária à movimentação das máquinas, isto no início do século XX. Localiza-se no Bairro Madezati, com acesso principal pela Rua Cel. Meza, sentido centro-bairro, Rua Santo Antonio até a passarela e continuação pela Rua Glênio Peres, até o portão principal do Camping Municipal.  O projeto “Praia do Paredão” foi iniciado em 1977, pelo então Prefeito Municipal, Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira.

FONTE: Portal Farrapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)