Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuária, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador


Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00
blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook
LIVRO DIGITAL DO PANORAMA LAVRENSE
COM OS ASPECTOS DO MUNICÍPIO

LIVRO DIGITAL SOBRE O COREDE CAMPANHA

A Imagem do Dia (18/07/17)

A Imagem do Dia (18/07/17)
Termômetro do centro de Lavras do Sul marca -3°C por volta das 6h de hoje (18/07) - Foto: Fernando Kluwe

domingo, 25 de junho de 2017

FUTEBOL

Lavras do Sul, assim como todo o Brasil, é amante do esporte mais popular do mundo.

Segundo pesquisa do site Globoesporte.com, realizada em 2015, Lavras do Sul é considerado, a partir da base populacional e das redes sociais, o município com maior número proporcional de torcedores do Internacional (mais de 42% da população); no entanto, há também uma grande e considerável comunidade de torcedores do Grêmio na cidade, que cresceu nos últimos 20 anos.

Dois jogadores de Lavras do Sul (Carlos Kluwe e Alfeu Cachapuz Batista) fizeram parte do chamado "Rolo Compressor" do Inter, nos anos 1940/50, o que talvez explique a maior quantidade proporcional de torcedores apontada pela pesquisa do site citado anteriormente.

Em 1995, o Grêmio jogou um amistoso em Lavras do Sul, com boa parte dos titulares da época, vencendo no Estádio Municipal Adão Teixeira a seleção lavrense por 3 a 1.

Além de gremistas e colorados, podemos encontrar também, de forma mais recente, alguns torcedores do Corinthians na cidade.

O futebol local teve a realização, nas décadas de 1950 a 1980 e entre 2010 e 2013, do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Nos anos 50 e 60, Lavras do Sul tinha grandes equipes, como o Vasco da Gama, o Cruzeiro e o Grêmio Esportivo Lavrense. Mais recentemente, tivemos o TM Sports, Ughine, Bar do Vitor, Penharol, Vasco, Ibaré, São Sebastião e Taboleiro.

O futsal também tem equipes eficientes na cidade. A Game House, que fez uma pausa em suas atividades em março de 2016, conquistou títulos diversos em torneios realizados no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira.

A maior vencedora de títulos em categorias diversas é a Sociedade Esportiva Independente. Fundada em 16 de julho de 1985, tem equipes de futebol de campo, de areia e de futsal. Coordenado por Ricardo Machado, realiza um grande trabalho beneficente para jovens em vulnerabilidade social que encontram boas oportunidades através do esporte (em 2017, está sendo realizada a exposição "Somos Trinta", para celebrar a história e o papel do time na sociedade lavrense).

Atualmente, em 2017, se realiza a Copa Integração de Futsal Série Prata, no Ginásio Municipal de Esportes, cuja final está sendo prevista para o início de julho.

Torneio Interblocos

Segundo o professor de Educação Física, Felipe Monteiro, numa entrevista concedida à Pepita FM, em fevereiro de 2009, o Torneio Interblocos pode ser considerada a "Copa do Mundo de Lavras".

Os principais blocos da cidade disputam um movimentado campeonato de Futebol de Areia, que atrai toda a população para o Camping Municipal, sempre no fim-de-semana anterior ao Carnaval. Com alegria, animação, música e até algumas rivalidades, mas tudo com harmonia e um clima pré-carnavalesco, o Interblocos é, sem dúvida, um grande festa do verão lavrense.

O Bloco Vira Lata foi o campeão nos dez primeiros anos de sua realização. Em 2008 e 2009, a vitória foi do Vae de Qualquer Geito (VG). Em 2010, o vencedor foi o Bloco Bloco. Em 2011, novamente o VG; em 2012, o Grupo dos Relaxados; em 2013, 2014 e 2015, o Bloco Baita Fogo (que também venceu em 2017); e, em 2016, o Bloco Vira Lata. Na versão feminina do Interblocos, de 2013 a 2015 e também em 2017, o VG foi o bloco vencedor; em 2016, as vencedoras foram do Bloco Vira Lata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)