Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

segunda-feira, 3 de abril de 2017

NOSSO MUNICÍPIO: Ibaré, o Segundo Distrito de Lavras do Sul

Localizada a cerca de 50 quilômetros de distância do centro de Lavras, através de estrada municipal de chão, o Segundo Distrito - ou Vila do Ibaré - é uma simpática localidade do interior lavrense. O Ibaré apresenta, em 2014, uma população de aproximadamente 800 pessoas. 

Dispõe de serviços como escola municipal (Escola Municipal de Ensino Fundamental Odessa Maria Petrarca, com cerca de 100 alunos matriculados), agência dos Correios, merecearia, borracharia, praça e playground, além de abastecimento de água, serviços de telefonia e energia elétrica. O Centro Comunitário do Ibaré, reinaugurado em 2015, recebe eventos locais, como a Semana Farroupilha, em setembro.

Teve seu povoamento iniciado por volta de 1900, época da construção da linha férrea Cacequi-Rio Grande, graças a uma estação de trem ali instalada, que movimentou a economia local até ser fechada nos anos 1990. O trem foi um grande elemento cultural e social do Segundo Distrito e muitas atividades ocorriam em torno dele. Atualmente, poucos trens de carga cruzam a vila.


FONTES: IBGE, Ibaré Mineral e Revista Lavras Rural (Sindicato Rural de Lavras do Sul).

FOTO: Mauren de Leon / Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)