Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

sábado, 14 de janeiro de 2017

PAMPA GAÚCHO: Apresentação turística da região


Em nenhum lugar do mundo se pode experimentar a imensidão e a característica marcante do Pampa. Região de olhar vasto, marcada pela história de liberdade e garra do povo gaúcho ainda viva nos caminhos e paisagens do local. Aqui, o Turismo Rural tem características marcantes, vivenciando a gastronomia típica, trabalhando a terra e dividindo as histórias com um povo marcante e hospitaleiro. As pradarias, verdes e imensas, escondem uma rica diversidade natural nos Cerros, Serras e Restingas. Essas características naturais, únicas no Brasil, estão protegidas em áreas especiais como na APA do Ibirapuitã e no Parque Estadual do Espinilho, cenário diferenciado e próprio para o relaxamento.Em Caçapava do Sul, há um tesouro da natureza ainda a ser descoberto nas guaritas, grandiosas, únicas e impressionantes que possibilitam uma emoção à parte. Descubra essa imensidão em trilhas a pé, de bicicleta ou escalando suas rochas.Palco das páginas mais marcantes de nossa história, o Pampa Gaúcho mantém prédios históricos em diversas cidades, capitais farroupilhas, aliando um artesanato rico em couro, lã e madeira e a máxima expressão de seu povo nas danças e na cultura mais típica do Estado.Danças embaladas pelas canções dos diversos festivais nativistas e pelo som característico dos artistas locais.Povo determinado que lutou pelo seu território e que hoje vive irmanado com seus vizinhos nas fronteiras de Santana do Livramento, Quarai, Itaqui e Uruguaiana. Aqui também está São Borja, palco inicial da extraordinária história Jesuítica que criou os Sete Povos das Missões e nas demais cidades que compõem a região a história revive nos caminhos do Mundo Gaucho, uma rota com a cara e o coração do gaúcho pampeano. É essa rica e única paisagem que desde muito abriga a figura do gaúcho, o cheiro inconfundível que vem do churrasco, o prazer de repartir o chimarrão de mão em mão, a imagem do campo vasto e emoldurado pelo gado e a presença do centauro brasileiro na inseparável figura do pampeano a cavalo, que tornam o Pampa Gaúcho um destino diferenciado. Viva por alguns momentos a mágica sensação de ser gaúcho no mais autêntico cenário.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: Governo do Estado do RS / Secretaria de Turismo
FONTE DA IMAGEM: José Guilherme Martins 

Não está no texto, porém, dizemos que não deixem de visitar Lavras do Sul, com suas características de cidade pequena e hospitalidade marcante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)