Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PAMPA GAÚCHO: Concurso Municipal de Borregas em Caçapava do Sul

Caçapava do Sul sediou o 1º Concurso Municipal de Borregas, realizado durante a 81º Expofeira Agropecuária de Caçapava do Sul, realizado no último dia 06 de outubro, no Parque de Exposições Elyseu Bemfica. Participaram produtores de diversas localidades do município, totalizando 24 trios de borregas das raças Merino Australiano, Ideal, Romney March, Suffolk e Naturalmente Colorido.

O evento foi uma parceria da Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agropecuária, com o apoio da Prefeitura, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inspetoria Veterinária e Arco, com patrocínio da Sulvet e Zoetis. O julgamento dos animais foi conduzido pelo técnico da Arco, Edemundo Ferreira Gressler.

O evento iniciou às 9h, com o julgamento da raça Merino Australiano, onde o trio Grande Campeão da raça foi do produtor Jordano Osório de Freitas, representando a Associação de Produtores Rurais da Guarda Velha, que também levou os prêmios Melhor Velo e Melhor Rústico.

A segunda raça julgada foi a Ideal, que teve o maior número de trios inscritos. O trio Grande Campeão da raça foi do produtor Jorge Luiz Dias, representando a Associação das Guaritas, seguido do trio Reservado de Grande Campeão, do produtor Ari Osório de Freitas, da Associação da Guarda Velha, que também levou o prêmio de Melhor Velo e Melhor Rústico, e fechando o julgamento da raça o terceiro melhor trio foi do produtor João Edison Alves, representando a Associação do Santa Barbinha.

Na raça Romney March, o trio Grande Campeão foi do produtor José de Jesus Lopes Evangelho, que também levou o prêmio de Melhor Rústico da raça. Já o trio Reservado de Grande Campeão foi da produtora Marina Machado Osório, representando a Associação da Guarda Velha.

Na raça Suffolk, o trio Grande Campeão foi da produtora Maria Eduarda Castro Dias, que também levou o prêmio de Melhor Rústico da raça, e o trio Reservado de Grande Campeão foi do produtor Matheus Castro Dias.

Nos animais Naturalmente Coloridos, o trio Grande Campeão foi do produtor Pedro Máximo da Trindade Leão, que também levou o prêmio de melhor rústico da raça, e o trio reservado de Grande Campeão foi da produtora Maria Eduarda Prevedelo Leão, os dois representando a Associação da Guarda Velha. Já o terceiro Melhor Trio foi da produtora Paula Leão Vivian.

Também foi premiada a Associação Destaque, por inscrever o maior número de trios. O prêmio foi entregue para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Guarda Velha, Maurício de Freitas Silva.

A solenidade de encerramento do 1º Concurso Municipal de Borregas teve a presença de autoridades, apoiadores do evento, produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas
FOTO: Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)