Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

terça-feira, 25 de outubro de 2016

PAMPA GAÚCHO: Caçapava do Sul completa hoje (25/10) 185 anos

FOTO: Alessandro Paz
Nascida de um acampamento militar localizado no antigo território dos índios charruas, a cidade de Caçapava do Sul teve sua história iniciada por volta de 1777. Na época surgiu a Paragem de Cassapava. Caçapava, na língua Tupi, tem o significado de Clareira na mata. O povo caçapavano possui uma trajetória repleta de lutas e batalhas vitoriosas que foram importantes contribuições para a História do Rio Grande do Sul. Graças à bravura de seus habitantes, foi denominada a 2ª Capital Farroupilha.

Caçapava do Sul foi elevada à categoria de Vila em 25 de outubro de 1831, tornando-se cidade a 9 de dezembro de 1885.

Possui riquíssima geologia e 85% das reservas de calcário do Estado do Rio Grande do Sul. A agricultura, pecuária e mineração são as principais atividades econômicas caçapavanas.
A indústria caseira (extração de mel, produção de doces artesanais, vinho de laranja e artesanato de lã) é outra potencialidade do Município.

A localização da cidade é estratégica, a meio caminho entre a Região das Missões e o Porto de Rio Grande, através de BR-392. Caçapava está situada em um entroncamento rodoviário por onde cruzam os caminhos para Santa Maria-Pelotas-Rio Grande (BR-392), Uruguaiana-São Gabriel-Porto Alegre (BR-290) e a BR-153, que liga a região de Caçapava com Bagé, o sul do Estado e o Uruguai. Estas rodovias dão ao município uma posição privilegiada de acesso obrigatório para os caminhos do Mercosul, tanto para a Argentina quanto para o Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)