Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

sábado, 15 de outubro de 2016

ATUALIDADES: Alguns dos principais fatos ocorridos em 2016 em Lavras do Sul

Confira abaixo alguns dos fatos mais importantes de 2016 em Lavras do Sul

Alguns incidentes marcaram o início de 2016, deixando preocupada a população lavrense. Para saber quais foram, consulte a busca do Diário de Santa Maria ou da Farrapo, uma vez que este não é o propósito deste blog.

Vira Lata e Baita Fogo fizeram uma final de Torneio Interblocos que movimentou a Praia do Paredão no final de janeiro: vitória da equipe do Vira Lata, que conquistou também a versão feminina do torneio.

O CarnaLavras se transformou novamente em CarnaBlocos , a exemplo do que ocorreu em 2013: desta vez, a crise econômica foi o principal responsável para que o evento não fosse promovido pela Prefeitura, sendo realizado a cargo dos blocos carnavalescos. O Clube Comercial foi a grande atração desta edição pois, após à reforma, retomou seus bailes e provocou nostalgia e esperança de novas festas entre os foliões.

O setor do agronegócio esteve movimentado durante o ano, com os tradicionais remates Alianza Del Pastizal e Maio de Ouro, além do VIII Seminário O Pampa e o Gado.

No setor do comércio e serviços, ocorreu a inauguração do Lavras Supermercado como fato mais significativo.

A educação lavrense continua promovendo diversas atividades. A Escola Maria Joaquina de Menezes realizou, em agosto, seu primeiro festival de dança; a cultura, no mesmo contexto de ensinar e realizar o conhecimento, ganhou destaque com a Feira do Livro, no gélido mês de julho (a homenageada e patronesse foi a professora Irma Barboza).

No mês de julho, faleceu Dona Jurema Chiappetta Verney, de 107 anos de uma grande história e significação entre os lavrenses.

Em agosto, a Gincana do I.E.E. Dr. Bulcão (que acabou não tendo caráter de concurso devido a motivos de força maior) marcou época no Ginásio Municipal de Esportes com dois grandes espetáculos (Cinderella, dos Terceiros Anos, e Circus, dos Segundos Anos).

Em 2 de outubro, foi eleito o novo prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, que administrará o Município pelos próximos quatro anos.

Gincana do I.E.E. Dr. Bulcão, realizada em agosto de 2016, com seus números musicais, encantou lavrenses de todas as idades. - FOTO: Nina Boeira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)