Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

sábado, 24 de setembro de 2016

RURAL: Visão atual da Pecuária de Lavras do Sul

Fazenda com produção pecuária em Lavras do Sul, foto de Nina Boeira
A pecuária e a agricultura lavrenses caracterizam-se por serem atividades com amplo espaço e potencial para desenvolvimento. Os bovinos e ovinos fazem Lavras abrigar um dos dez maiores rebanhos do RS nestas categorias de animais.

No que diz respeito à estrutura fundiária (ou seja, a distribuição da extensão dos estabelecimentos rurais, estâncias e fazendas), Lavras possui 70% das propriedades rurais com mais de 500 hectares. Nas propriedades rurais do interior do município, desenvolve-se predominantemente a criação extensiva de ovinos e bovinos, para a extração de carne, couro e lã. Também podemos encontrar cabanhas e locais de criação intensiva de gado.

Mais de 80% do território lavrense é formado por pastagens de campos nativos, onde se praticam a pecuária de manejo sustentável. As pastagens preservadas dão origem a uma criação mais selecionada e, consequentemente, uma carne de alta qualidade. Confira, no site da associação da Carne do Pampa Gaúcho, os produtores lavrenses e também da região, associados à mesma, que praticam a criação de gado de alta qualidade. A ovinocultura é bastante significativa no Município, sendo um dos dez maiores criadores de ovelhas do território brasileiro. Em 26/05/2014, foi criada a Associação de Criadores de Ovinos de Lavras do Sul, respeonsável por coordenar e auxiliar o setor no Município.

Após realizações em 2013 e 2014, e não ocorrer em 2015, a Ovinofest voltará a acontecer em 2016, nos dias 16 e 17 de dezembro, no Parque do Sindicato Rural, desta vez organizada pela Ala Jovem e com novidades em relação às edições anteriores.

O município realiza constantes feiras de terneiros na primavera e no outono, e seu Sindicato Rural, localizado a cinco minutos do centro da cidade, na saída para o Ibaré, é modelo e referência na região da Campanha.

Evolução do número de cabeças da pecuária de Lavras do Sul - IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)