Sejam bem-vindos ao site independente em homenagem a Lavras do Sul, a eterna "Terra do Ouro"! Visite nosso Município em qualquer época do ano. ///// Lavras do Sul é um município brasileiro localizado no Rio Grande do Sul e pertencente à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e à microrregião da Campanha Meridional. Conta com as águas da Bacia do Rio Camaquã e do Rio Santa Maria. Faz divisa territorial com os municípios de Caçapava do Sul (L, NE), Bagé (SE), Dom Pedrito (O, S, SO), São Gabriel (N, NO) e Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e São Sepé (N). Localiza-se no Escudo Sul-Rio-grandense, apresentando um solo rochoso, de origem pré-cambriana, e rochas sedimentares. Apresenta terras que alcançam os 450 metros acima do nível do oceano. Apresenta vegetação variada ao longo de seu território, desde campos mistos com arbustos, até campos limpos e planícies onde se praticam a cultura do arroz, já na porção oeste do município, na divisa com Dom Pedrito. Lavras do Sul possui 7.679 habitantes, segundo estimativas do IBGE, em 2010 e está distante 320 km da Capital gaúcha, Porto Alegre. As principais atividades econômicas do município são a mineração (que está praticamente desativada, embora hajam jazidas de calcário e fosfato em pesquisa), a agropecuárjavascript:void(0)ia, a agroindústria, o artesanato, o comércio e o turismo. Possui um dos mais tradicionais carnavais do interior gaúcho, além de realizar diversos eventos o ano todo.

Apoiador

Lavras do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
   00:00:00 blogpanoramalavrense@gmail.com
Perfil no Facebook

sábado, 30 de julho de 2016

ESTATÍSTICAS: Censo Alternativo Lavrense 2016



Após um longo período no ar para a participação dos internautas, o Panorama Lavrense divulga agora os resultados de seu Censo (o Censo Alternativo Lavrense), edição 2016. Organizado através da plataforma Google Forms, o questionário, de múltipla escolha, consistia em algumas perguntas onde o internauta dava a sua opinião sobre assuntos referentes a Lavras do Sul, além de promover uma alternativa agregadora às estatísticas de institutos oficiais e que pode ser utilizada em planejamentos e pesquisas visando o futuro da população e da estrutura do nosso Município.

O projeto, idealizado pelo geógrafo e blogueiro Murilo Góes, também criador do Panorama Lavrense, foi concebido ainda em 2009, mas só em 2015 começou a ganhar forma. Esta (2016) é a sua primeira edição oficial e, sete anos depois, finalmente, levaremos aos internautas, os resultados desta simples mas relevante pesquisa.

Faixa etária. Entre os participantes, 42% tem entre 20 e 59 anos, 35% tem até 19 anos e 15% possuem mais de 60 anos de idade.

Naturalidade. 35% nasceram e moram em Lavras do Sul. 30% nasceram em Lavras do Sul, 18% moram em Lavras do Sul mas não são lavrenses de nascimento. 7% dos participantes da pesquisa não moram em Lavras do Sul ou não
são lavrenses.

Acesso à Internet. Pela pesquisa, 87,2 dos lavrenses participantes possuem Internet em casa. Apenas 0,1% acessam à internet de Lan Houses. Quase 52% utilizam as conexões do celular e do tablet.

Itens domésticos. Foi perguntado na pesquisa: "Os itens mais importantes que as casas atuais podem possuir são o fogão, a geladeira, o ar-condicionado, o telefone fixo, o celular, o computador, o carro e/ou a moto. A sua casa..."
37,9% afirmam possuir todos estes itens. 61% possuem alguns deste itens e 1% não possuem nenhum destes itens.

Preferência futebolística. Perguntamos qual era o time favorito dos internautas. Grêmio (46,7%) e Internacional (44,6%) ficaram tecnicamente empatados. Já 8,7% dizem não torcerem para nenhum time ou não ter preferência  definida.

Administração atual de Lavras do Sul. Segundo os participantes da pesquisa, a administração atual de Lavras do Sul é considerada Ótima / Boa por 9,2%; Regular por 36,4%; Ruim / Não satisfatória por 39,5%; Indiferente / Não sabe, 15.4%.

Opinião sobre Lavras do Sul. Apenas 9 dos 195 participantes da pesquisa afirmam não gostarem ou detestarem Lavras do Sul. 94,9% dos internautas que participaram dizem gostar, amar ou adorar o Município. Dois internautas disseram ser indiferentes ou não conhecer Lavras do Sul.

RSC-473. 67% dos internautas reivindicam o asfaltamento da rodovia, que liga Lavras a Bagé e Bagé a São Gabriel.

Residência fora do Município. Bagé, Porto Alegre e Santa Maria são as cidades com mais lavrenses residentes entre os participantes da pesquisa (totalizando 47,2%). Para 13 internautas (somados), as cidades de residência são Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul e Rio Grande. 26 internautas moram nas mais diversas cidades. 7 internautas moram em outros estados brasileiros e um, no Exterior.

Ao todo foram 195 internautas que participaram em questionário de múltipla escolha com respostas obrigatórias produzido pela plataforma Google Forms, entre os dias 10 de março de 2015 e 30 de julho de 2016. É importante frisar que este é um censo demonstrativo e não oficial do Município de Lavras do Sul. Os resultados apresentados estão sujeitos a variações em relação aos mostrados por instituições tradicionais de pesquisa e estatística. Portanto, este trabalho serve como referência demonstrativa, através do uso da pesquisa via meio eletrônico, por amostragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa (Google Maps)