Santo Antônio de Lisboa (1195-1231), foi um santo português e doutor da Igreja Católica, cujo nome de batismo era Fernando Martins de Bulhões. Foi frade e depois ingressou em um convento de Lisboa (Portugal). Faleceu com apenas 31 anos de idade, em Pádua na Itália, foi canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX e se transformou numa grande símbolo do Catolicismo, tendo diversos milagres atribuídos a ele.
Geralmente e popularmente é invocado para proteção de grávidas, idosos, para a realização de casamentos e salvação de náufragos, entre outras causas. No Brasil, faz parte dos festejos juninos (comemora-se o Dia de Santo Antônio em 13 de junho) e é conhecido como o “santo casamenteiro”. É o padroeiro de diversos municípios brasileiros, entre eles Lavras do Sul.
A tradição oral conta que no início da mineração foi descoberta uma grande pepita de ouro com o formato da imagem de Santo Antônio, junto do arroio Camaquã, que hoje banha a cidade. Por essa razão , aquele local recebeu o nome de Santo Antônio das Lavras, ficando como padroeiro da localidade o milagroso santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário