
O Sindicato Rural de Lavras do Sul é uma das mais atuantes instituições econômicas, rurais e sociais de Lavras do Sul, tendo grande reconhecimento no setor do agronegócio gaúcho.
Fundada em 27 de novembro de 1936 como Associação Rural, tornou-se entidade sindical em 2 de outubro de 1968. A construção da pista coberta, nos anos 1980, por parte de Nilton Souza, transformou o meio rural e o agronegócio no Município. O Sindicato Rural de Lavras do Sul é defensor e cooperador para a prosperidade local, realizando ações que visem elevar a produtividade rural. A parte de comercialização e os índices de produtividade são as suas principais atribuições de trabalho.
Ao longo do ano, o Sindicato Rural de Lavras do Sul promove seminários e palestras técnicas (exemplos: O Pampa e o Gado; De onde vem os Terneiros; consultorias do programa Juntos para Competir; cursos de capacitação; reuniões técnicas).
Sua pista de remates é uma praça regional do agronegócio, sendo considerado um dos mais belos e modernos pavilhões do Rio Grande do Sul. Há a presença de produtores de dentro e fora do Município, que comercializam em remates com lotes do mercado lavrense e de fora. Em praticamente todos os sábados do ano, o Parque do Sindicato Rural recebe os remates, promovidos pelos escritórios Abascal e Borges e Clínica Veterinária.
Em maio próximo, será realizada mais uma edição do tradicional Maio de Ouro, onde há a previsão de comercialização de 10 mil animais. Em média, os remates comercializam entre 25 e 30 mil animais ao anos. Em 2015, foram 25.500 bovinos. De janeiro a março de 2016, foram negociados 5 mil animais.
Outras funções primordiais do Sindicato são: manter serviços úteis aos associados, como os exames laboratoriais; exames dos rebanhos, convênio de saúde, etc.; representar a Farsul com objetivo de assegurar os interesses dos produtores rurais.
Destaca-se também a parceria com a APAE, através da renda do Jantar de Carcaças (realizado no final do ano) e a bilheteria da ExpoLavras (realizada entre os meses de outubro e novembro). O valor da portaria da ExpoLavras é considerado um dos mais baratos em feiras do Rio Grande do Sul e é destinado todo a esta instituição, que auxilia pessoas portadoras de necessidades especiais.
O Sindicato Rural realiza transportes, fretes, manutenções e obras; envolve de 12 a 15 funcionários na execução dos remates e de 20 a 25 funcionários durante o período da ExpoLavras. Da arrecadação total, 30% vai para a folha de pagamento dos funcionários. A diretoria do Sindicato não é remunerada.
O atual presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, período 2014-2016, é o sr. Jozé Angelo Etchitchury.
Matéria baseada nas informações do Programa Chasque Rural, veiculado pela Pepita FM todas as quintas-feiras, às 11h30min, com apresentação de Ana Medora Souza Mena Barreto e Jorge Souza. Mais informações na Fan Page.
Nenhum comentário:
Postar um comentário