Os protestos de 13 de março de 2016 foram manifestações populares que ocorreram em todas as regiões do Brasil, tendo como principal objetivo manifestar contra o atual Governo Federal e a corrupção. Depois destes protestos, os grupos a favor da atual Presidência da República realizaram atos em todo o país, nos dias 18 e 31 de março.
Os objetivos dos protestos contra o Governo é pedir a saída da Presidente Dilma Rousseff e também a reforma política do país, pedindo também o fim da corrupção e da tentativa de melhoria da atual crise econômica. Já os protestos favoráveis ao Governo pedem a manutenção da atual Presidência e a não execução do que seria um golpe contra a democracia se caso ocorresse o impeachment de Dilma.
Os protestos de 13 de março de 2016 influenciaram nas ações governamentais. O ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva aceitou uma proposta para ser Ministro-Chefe da Casa Civil, a fim de evitar sua detenção pela Polícia Federal. No dia 16 de março de 2016, Lula (que teve seu nome ligado a esquemas de corrupção, mas que nos quais diz não ter participação) foi empossado como Ministro; porém, minutos depois, ações na Justiça e liminares anularam a posse. Este fato histórico ainda terá muitos desdobramentos, uma vez que foi aberta, no dia 17 de março de 2016, a Comissão Especial do processo de abertura do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, através da Câmara dos Deputados.
A influência popular mais uma vez se faz presente na História do Brasil. É o maior movimento político desde as Diretas Já, em 1984. Independente de sigla partidária, os protestos de 13 de março (que são originados de protestos ocorridos em junho de 2013) geraram consequências na vida política e na sociedade brasileira contemporânea.
Este mês que se inicia, o mês de abril de 2016, gera grande expectativa em todas as correntes políticas brasileiras. Independente de sua opção político-partidária, o cidadão brasileiro ainda promove a construção de seu futuro.
OBSERVAÇÃO: Evitem discussões desnecessárias de viés político ao comentar este texto. Nosso texto foi o mais neutro possível, porém, caso alguma informação esteja distorcida, pedimos que nos avisem e agradecemos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário