A cidade originou-se de forma linear. No início, apresentava ruas somente na parte mais alta da cidade. No entanto, a partir da década de 1980, ocorreu uma grande expansão urbana, resultado do fenômeno do êxodo rural. Esse fato motivou o surgimento de novos bairros e vilas.
Ao todo são nove os bairros da zona urbana: Centro, Cerrito, Cohab, Dr. Bulcão, Madezati, Olaria, Poty, Promorar e Samuel Souza.
A implantação do Balneário do Paredão foi outro fato importante para essa expansão, pois formou um núcleo populacional do lado oposto ao do arroio, dando origem a centenas de casas (Bairro Madezati, conhecido localmente também como "Uruguai").
O curioso é que, apesar de o número de habitantes sofrer uma gradual redução ao longo dos últimos 50 anos (nos anos 1950, a cidade já chegou a ter 13 000 habitantes), Lavras do Sul apresenta uma área urbana com uma extensão bastante considerável, de aproximadamente 15 km².
Na zona urbana do Município prevalece o relevo de ondulações, com vias públicas íngremes, típico da Serra do Sudeste. Há uma área urbana de altitude mais baixa, junto às margens do Camaquã das Lavras, que se estende da Represa do Paredão, passando junto ao Ginásio Municipal e acompanhando o percuso da Av. Cel. Galvão, até o Cemitério Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário