Professora Maria Joaquina e seus alunos - FOTO: Publicada no blog da Escola Maria Joaquina de Menezes |
Professora Maria Joaquina de Menezes, natural de Rio Pardo, não era casada e também não teve filhos biológicos, mas criava um menino identificado como João. A professora trabalhou por vários anos em nossa cidade. Por motivos de saúde retornou a Rio Pardo (sua cidade Natal) onde faleceu. Relatos são comprovados que a professora Maria Joaquina de Menezes lecionou para gerações, deixando um legado até hoje incrustado em nossa terra.
Entre os alunos da Professora Maria Joaquina, passou a senhora Jurema Chiappetta, que atualmente está com 107 anos de idade.
A lendária professora foi homenageada e dá origem ao nome de um das mais importantes escolas Municipais de Lavras do Sul, a Escola Municipal Profª Maria Joaquina de Menezes.
Em 1930, segundo documento escrito e assinado pela Senhora Maria Joaquina Loureiro de Menezes, a escola era denominada Grupo Escolar - de Lavras do Sul, onde a mesma assinava como diretora.
Em 1946, a Escola que até então era denominada Grupo Escolar de Lavras do Sul recebeu como Patrona a professora Maria Joaquina de Menezes.
Em 1949, no antigo prédio da Escola, conhecida como "Barraca" foi inaugurado o retrato da Patrona da Escola, sendo que a reunião solene da inauguração foi lavrada em ata, com assinatura do Prefeito Municipal. Dr. Breno Luchsinger Bulcão e de sua esposa Mafalda Dutra Bulcão, pela diretora da escola professora Maria Amália Soares Delabary e outros convidados.
No dia 09 de maio de 1967, foi inaugurado o atual prédio da Escola, construído pela Prefeitura Municipal em convênio com o Ministério da Educação e Cultura.
FONTE DAS INFORMAÇÕES: Victor Vidal Gonçalves e Blog da Escola Maria Joaquina de Menezes, com adaptações do autor do Panorama Lavrense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário