Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PERSONALIDADES: Breve biografia da Professora Maria Joaquina de Menezes

Professora Maria Joaquina e seus alunos - FOTO: Publicada no blog da Escola Maria Joaquina de Menezes

Professora Maria Joaquina de Menezes, natural de Rio Pardo, não era casada e também não teve filhos biológicos, mas criava um menino identificado como João. A professora trabalhou por vários anos em nossa cidade. Por motivos de saúde retornou a Rio Pardo (sua cidade Natal) onde faleceu. Relatos são comprovados que a professora Maria Joaquina de Menezes lecionou para gerações, deixando um legado até hoje incrustado em nossa terra.

Entre os alunos da Professora Maria Joaquina, passou a senhora Jurema Chiappetta, que atualmente está com 107 anos de idade.

A lendária professora foi homenageada e dá origem ao nome de um das mais importantes escolas Municipais de Lavras do Sul, a Escola Municipal Profª Maria Joaquina de Menezes. 

Em 1930, segundo documento escrito e assinado pela Senhora Maria Joaquina Loureiro de Menezes, a escola era denominada Grupo Escolar - de Lavras do Sul, onde a mesma assinava como diretora.

Em 1946, a Escola que até então era denominada Grupo Escolar de Lavras do Sul recebeu como Patrona a professora Maria Joaquina de Menezes.

Em 1949, no antigo prédio da Escola, conhecida como "Barraca" foi inaugurado o retrato da Patrona da Escola, sendo que a reunião solene da inauguração foi lavrada em ata, com assinatura do Prefeito Municipal. Dr. Breno Luchsinger Bulcão e de sua esposa Mafalda Dutra Bulcão, pela diretora  da escola professora  Maria Amália Soares Delabary  e outros convidados.

No dia 09 de maio de 1967, foi inaugurado o atual prédio da Escola, construído pela Prefeitura Municipal em convênio com o Ministério da Educação e Cultura.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: Victor Vidal Gonçalves e Blog da Escola Maria Joaquina de Menezes, com adaptações do autor do Panorama Lavrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny