Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PAMPA GAÚCHO: Assinatura da ordem de início da conclusão da Barragem de Jaguari

SECRETARIA ESTADUAL DE OBRAS DIVULGA NOTA SOBRE BARRAGEM DO JAGUARI EM LAVRAS DO SUL.

Conclusão da Barragem de Jaguari 

Assinatura da Ordem de Inicio da conclusão das obras será nesta sexta-feira, 22/08, às 10h, no salão de eventos da prefeitura de Rosário do Sul.

Após 3 anos e meio de trabalho intenso para retomar as obras da barragem de Jaguari, a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, juntamente com a Prefeitura de Rosário do Sul, assina documento que prevê sua conclusão, instalações elétricas, programas ambientais de obras e empreendimento e realocação da estrada municipal do Batovi – trecho São Gabriel.

A conclusão da barragem, que será realizada pela empresa Sultepa, contará com maciço homogêneo de solos e arenos argilosos, com 1045 m de comprimento, altura máxima de 25 m e volume acumulado de 159.000.000 m³. O investimento será de R$ 55.766.890,58, sendo 1% do Estado e 99% contrapartida da União. 

Benefícios da obra: 


  • Regularizar parte da vazão do Rio Santa Maria para garantir o suprimento de água para a cidade de Rosário do Sul, bem como para manter a balneabilidade da praia de Areias Brancas;
  • Fornecimento de água para abastecimento público da cidade de Rosário do Sul;
  • Fornecimento de água para irrigação, principalmente da cultura de arroz;
  • Adicionar 17.000 hectares para produção agrícola;
  • Contenção de frente para cheias mediante a regularização de vazões;
  • Acumulação e regularização de água para irrigação , com superfície compatível com o volume de água regularizado pela barragem, onde serão implantados sistemas de distribuição de água através de canais;
  • Incorporação das áreas consideradas de preservação ambiental (áreas de banhados e outras), localizadas à jusante tanto da barragem como do perímetro de irrigaçaõ, que seriam supridas por parte da vazão regularizada pela barragem, proporcionando melhores condições a estas áreas, que atingem nos meses de estiagem, situação crítica de sobrevivência da fauna e da flora associadas aos ambientes aquáticos.


Comunicação Social SOP

Secretaria de Obras, Públicas,
Irrigação e Desenvolvimento Urbano

FONTE: Assessoria de Imprensa de Lavras do Sul (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny