Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

domingo, 25 de maio de 2014

RURAL: Final do Campeonato Nacional de Paleteada – Força B em Lavras do Sul

Foto: Fagner Almeida

Mais uma grande final do cavalo Crioulo foi realizada neste domingo, 25 de maio. O Parque de Exposições de Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, recebeu 28 paleteadores (14 duplas) para o encerramento do Campeonato Nacional de Paleteada – Força B, modalidade crescente e de destaque no cenário atual da raça.

A categoria, pensada para abranger todos os públicos, chega neste ano a sua segunda final e já é considerada um sucesso, principalmente dentre as famílias. A reunião de pais, mães e filhos em pista fez do evento um momento único e mostrou que qualquer pessoa pode brilhar nas pistas de competição.

Segundo o coordenador da Subcomissão de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Carlos Loureiro de Souza, a profissionalização da modalidade foi um ponto importante para seu crescimento. “Obrigamos-nos a pensar algo que fosse tangível a todos e a Força B nasceu como grande trunfo desta ideia. Qualquer um pode ser um paleteador, em qualquer lugar do Brasil”, diz Souza.

O julgamento da prova ficou a cargo de Torquato Petrarca e Carlos Azambuja, que também foram os responsáveis pela avaliação na Classificatória de Paleteada realizada ontem (24/5), também na cidade gaúcha de Lavras do Sul. A supervisão técnica do evento ficou a cargo de Manoel Pons Neto.

Reconhecidos e premiados

A dupla Eduardo Loureiro de Souza montando Arroyo Malo Chimarrão e Joana Azevedo montando Capella Orvalho mostrou profissionalismo e equilíbrio durante toda a competição. Representado a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, a dupla tem se dividido entre Curitiba, no Paraná (cidade onde reside Eduardo), Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (onde vive Joana) e a Cabanha A Tala, onde acontecem a maioria dos treinamentos. “Estamos felizes pela vitória e agradecemos muito aos que nos apoiaram. Agora para a final, temos só que driblar a barreira da distancia e tentar se preparar”, diz Souza

Os vencedores, que também levaram para casa um cheque no valor de R$ 1.500, estão automaticamente classificados para a final da Força A – juntamente com o segundo lugar -  que acontecerá durante a Expointer 2014, onde competirão contra os melhores paleteadores do país.

Confira o resultado:
1º lugar
Eduardo Loureiro de Souza montando Arroyo Malo Chimarrão e Joana Azevedo montando Capella Orvalho

2º lugar
Carlos Loureiro de Souza montando Estruendo da Camila e Luiz Eduardo Perez montando RPZ Hércules 30

3º lugar
Cristina Linhares montando Alma Pampa Chimarrão e Carlos Loureiro de Souza montando Manta Pampa Tupambaé

Texto: Maysa Maciel

FONTE: Site da ABCCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny