Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

terça-feira, 13 de maio de 2014

PAMPA GAÚCHO: Comitiva italiana visita a região

Missão técnica Italiana estará em Caçapava na quinta-feira (Foto: Liliane Ferrarelli)
Começou na segunda-feira, dia 12, a missão técnica Italiana do Programa Brasil Próximo. Com uma agenda intensa de atividades em toda a região, a equipe está acompanhando a implantação de novos pomares nas áreas selecionadas nos municípios integrantes da ação. Esta é a terceira etapa em Bagé e se estende até o dia 16 de maio.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Rural (SMDR), Emerson Menezes, de Bagé, a ação visa à produção de azeite de alta qualidade onde frantoio, coratina e leccino deverão ser as variedades cultivadas nas localidades. 

“Já temos 25 hectares de oliveiras plantadas em Bagé. A cada ano este número se expande cada vez mais. Neste ano, devem ser aumentados 30 hectares na cidade e 150 na região”, informou.

A missão técnica iniciou com a palestra no Salão Oval sobre os aspectos técnicos na Implantação de Olivais, onde a italiana Daniela Farinelli da Universidade de Perugia da Itália argumentou a escolha de certas áreas e tipos de oliveiras que de adaptariam melhor nas localidades. Ela também lembrou do início da missão em 2011 para ver se a região tinha condições de receber os olivais. 

“Desta vez, estamos aqui para ajudar na implantação em diferentes locais da região que tem um potencial muito grande para desenvolver esta cultura”, completou.

Confira abaixo a programação da Missão técnica Italiana

13/05 - Terça-feira
8h - Deslocamento para o Município de Hulha Negra
8h - Implantação de Olival em Hulha Negra
10h - Deslocamento para o Município de Candiota
11h - Implantação de Olival em Candiota
12h30min – Almoço
13h - Deslocamento a Pinheiro Machado
14h - Implantação de Olival em Pinheiro Machado
15h30min - Visitação à Agroindústria do Sr. Luís Eduardo Batalha

14/05 – Quarta-feira
8h - Deslocamento para o Município de Livramento
10:30 - Implantação de Olival em Livramento
12h – Almoço 13:30 h - Visita a OLIVOPAMPA
16h30min - Visita à Rivera – Uruguay

15/05 – Quinta-feira
08h – Deslocamento a Caçapava do Sul
10h30min - Implantação de Olival em Caçapava do Sul
12h – Almoço
14h - Visita a Agroindústria - TECNOLIVAS
15h – Deslocamento a Lavras do Sul
16h30min – Implantação de Olival em Lavras do Sul
19h30min – Jantar em Lavras do Sul

16/05 - Sexta-feira
09h Visita a pomares dos “Olivais do Pampa” em Bagé
12h - Almoço
14h – Reunião de Encerramento com a presença do Secretário Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia – SCIT -, Cleber Cristiano Prodanov, com objetivo de, juntamente com as parcerias da Presidência da República, Governo da Itália e Unidades Gestoras e Entidades de Pesquisa de nossa região, apresentar um Pré Projeto de Inovação na área da Olivicultura para concorrer ao Edital 2014 do Pólo Tecnológico da Campanha.

FONTE: Coordenadoria de Comunicação de Bagé / via Farrapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny