Pesquisar este blog

Telefones úteis

VISITE LAVRAS DO SUL EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO ///// Localizado na mesorregião do Sudoeste Rio-grandense e na microrregião da Campanha Meridional, a 320 quilômetros via rodoviária da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o município de Lavras do Sul foi fundado em 9 de maio de 1882, emancipando-se de Caçapava do Sul. É o único município gaúcho com origem na mineração e na extração do ouro, mineral outrora abundante na região. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a população era de 7.679 habitantes. Seu território se estende por 2.600 km² e, as Coordenadas Geográficas da zona urbana são 30° 48' 41” S, 53° 54' 02” O. Divide-se em dois distritos: Sede (a leste) e Ibaré (a oeste).
Confira site especial com conteúdos adicionais
sobre Lavras do Sul

sábado, 17 de maio de 2014

OVINOFEST: Introdução à Ovinocultura



Detentores de um temperamento sociável, os ovinos são uma das espécies de animais mais antigas no que diz respeito à sua domesticação: acredita-se que por volta de 4.000 a. C., na região Central do continente Asiático, já havia a criação dos animais. No Brasil, os colonizadores introduziram a criação de ovelhas em 1556.
Ao longo dos tempos, as adaptações climáticas, de alimentos, de solo, de ambientes hídricos e de utilização na economia foram determinantes para o surgimento de mais de 1.400 raças de ovinos em todo o planeta.

Os ovinos são o segundo maior rebanho mundial, sendo superados apenas pelos bovinos. Graças a eles, temos derivados como carne, lã e, até mesmo, leite. Os maiores criadores mundiais de ovinos são a Argentina, Austrália, Brasil, China, Espanha, Índia, Nova Zelândia, Reino Unido e Uruguai.

As condições básicas para a criação de ovinos são as seguintes:

• Escolha cuidadosa da raça;
• Clima adequado (geralmente temperado);
• Solos e pastagens aguadas e apropriadas;
• Condições de mercado;
• Qualificação do criador e dos empregados.

Para entendermos um pouco melhor a ovinocultura, faz-se necessário o conhecimento de alguns conceitos:

O borrego (filhote da ovelha, entre 7 e 15 meses, o carneiro (reprodutor e adulto), o capão (carneiro castrado), o cordeiro (ovino até sete meses) e a ovelha (fêmea adulta) são as principais denominações das diferentes fases do animal. A cabanha é o local onde se cria os ovinos (ou, simplesmente, fazenda).

A tosquia consiste em retirar a lã do animal. O cascarreio é a tosquia em torno do órgão sexual da ovelha, das coxas e da cauda, de modo a tornar mais higiênico o parto dos cordeiros. O desolhe é a tosquia em torno dos olhos. O pelego é a pele do ovino com a lã. Já o velo é a cobertura de lã do ovino adulto ou dos cordeiros.

FONTE: http://www.caprino-ovinocultura.com.br/2010.2/, acesso em 17/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny